Há uns dias pus à prova os conhecidos GPS para o telemóvel Google Maps e Waze. Ambas as aplicações são da Google e ambas oferecem serviços idênticos. Levar-te do ponto A ao ponto B da forma mais rápida e informativa possível.
Numa viagem de Guimarães - Porto, decidi ir com o Waze e voltar com o Google Maps. Pessoalmente utilizo o Google Maps como GPS para o telemóvel, porém, o Waze tem cada vez mais sucesso e quis perceber até que ponto é que podia ser vantajoso para mim.
Temos de perceber que, ainda que o objetivo seja o mesmo, os GPS são muito diferentes um do outro. O Google Maps dá-te mais opções fora do trajeto enquanto que o Waze se foca mais no caminho que tens a percorrer.
Dessa forma vamos avaliar um vencedor para cada ponto que considero vantajoso. No que toca ao GPS, comunicação e chegada ao destino, ambos são perfeitos.
Informações de trajeto
Vencedor Waze. O Waze dá-te informações de tudo e mais alguma coisa. Com os utilizadores a reportarem incidentes na estrada, o Waze consegue dizer-te os pormenores do que vai acontecer no trajeto. Tive algumas informações de radares, algumas informações de veículos parados na estrada e até sobre o trânsito ser mais intenso que o normal. Tudo dito pela assistente de voz sem ter de olhar para o ecrã do equipamento.
Informações fora do trajeto
Vencedor Google Maps. O Google Maps é perfeito para quando sais do teu trajeto. Depois de chegar ao destino (mar shopping) acabei por ter informações de restaurantes perto de mim e locais de interesse para compras. Algo que o Waze simplesmente não consegue competir.
Autonomia
Vencedor Google Maps. A viagem foi exatamente a mesma. Uma de ida e outra de volta. Porém, o Waze consumiu 39% de autonomia (Xiaomi Mi Mix 3) enquanto que o Google Maps apenas 9%. Uma diferença seriamente considerável. Todas as informações do trajeto gastam bateria até dizer chega. Certifica-te que tens um carregador no carro.
Dados gastos
Vencedor Google Maps. O mesmo se atribui ao Waze. Na viagem de Guimarães - Porto o Waze consumiu 40MB de dados. A mesma viagem com o Google Maps consumiu apenas 10MB. Ou seja, se os teus dados não são muitos, confirma que vais com o Google Mas em vez do Waze.
Ambos merecem destaque positivo
Ainda que continue a preferir o Google Maps, o Waze mostrou-se mais do que capaz para me surpreender. Uma pena apenas a autonomia e os dados serem consideravelmente maiores. Assim sendo, não me parece que deixe o Google Maps como o meu GPS para o telemóvel. Pelo menos para já.
Editores 4gnews recomendam: