Google Maps: vê como podes aplicar e usar o novo widget de navegação [dica]

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Google tem introduzido de forma gradual e periódica novas funções num dos seus serviços mais populares, o Google Maps. Com efeito, temos agora uma nova ferramenta que torna a interface e uso geral desta aplicação ainda mais intuitiva no Android e iOS 15.

Após termos noticiado a sua introdução, damos agora conta da sua chegada a Portugal. Ademais, mostramos também como podem tirar partido do novo widget de navegação para o ecrã principal dos tablets e smartphones Android. É simples de usar e bastante útil!

Widget de navegação introduz o design Material You no Maps

Google Maps

Sucintamente o utilizador passa a ter uma barra de pesquisa e botões de acesso rápido às principais categorias de pesquisa e navegação no Google Maps. É, assim, um novo elemento interativo para o smartphone já com o design Material You.

Importa ainda frisar que esta mesma função já havia chegado ao iOS 15 para os iPhone da Apple. Não obstante, chega agora também ao universo Android e pode ser usada por qualquer interessado, já disponível em Portugal após a atualização.

Portanto, recomendamos que comecem por garantir que a mais recente versão da aplicação Google Maps está instalada. Para tal, podem verificar a disponibilidade das atualizações através da Google Play Store - Gerir apps e dispositivos.

Encontra os locais próximos com o novo widget do Google Maps

Google Maps Android Material You
Exemplo do novo widget do Google Maps com design Material You.
  • Toca e mantém pressão no ecrã principal
  • Acede ao menu dos Widgets para Android
  • Escolhe, dimensiona e coloca o Widget no ecrã principal

O novo widget coloca no ecrã principal o acesso rápido às instruções de navegação para "Casa", "Trabalho", "Restaurantes" e "Estações de Abastecimento". Estas são as categorias atualmente disponibilizadas pelo widget em questão.

Este novo widget apresenta uma forma fácil de navegar até alguns dos pontos favoritos de cada utilizador, tudo a partir do ecrã inicial do tablet ou smartphone Android. Basta tocar no respetivo botão para abrir a janela de navegação na app Google Maps.

Adicionalmente também passamos a poder usar a barra de pesquisa direta para o Google Maps. Assim, se precisarmos de navegar até uma nova localização bastará escrever o nome do local / ponto de interesse nesta nova ferramenta útil.

O widget do Google Maps é personalizável em tamanho

Note-se ainda que, consoante o tamanho do widget a definir pelo utilizador, variará a quantidade e tamanho dos botões / atalhos de acesso rápido à navegação. Por exemplo, ao aumentar o seu tamanho passamos a ter mais categorias visíveis.

Pessoalmente optei por uma só fila de botões de navegação direta, mas caso queiram podem aumentar o tamanho e ter acesso a duas filas. De qualquer modo a barra de pesquisa estará sempre presente no topo do widget.

Por fim, para os utilizadores que já estejam a usar o Android 12 Beta este widget recebe também o acesso ao modo Dynamic Color que muda as cores de destaque consoante o tema escolhido e respetivo papel de parede.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.