União Europeia derruba argumentos da Apple, volta a defender a adoção do USB-C

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A União Europeia tem pleiteado pela adoção de uma porta universal para os dispositivos móveis comercializados na Europa. Fá-lo, aliás, desde 2009, sendo sucessivamente ignorada pelas principais fabricantes que têm na Apple o exemplo mais paradigmático.

Em 2021 este esforço normativo pretende tornar a porta USB-C como a norma em todo o espaço comunitário. Ao que a Apple tem recusado, invocando obstruções à inovação, entre outras justificativas para continuar a dotar os iPhone de entrada Lightning.

A União Europeia quer simplificar o quotidiano dos utilizadores na Europa

Com efeito, após a Apple ter rejeitado tal proposta, defendendo que esta uniformização viria prejudicar a inovação, tal como aponta a publicação sucinta na página do Parlamento Europeu.

A proposta foi apresentada no passado mês de setembro, após vários indícios nesse sentido tal como noticiamos na 4gnews. A proposta, caso seja aprovada obrigará todas as tecnológicas a adotar o padrão USB do Tipo C nos seus equipamentos.

Algo que para a maioria das fabricantes de smartphones Android não será uma preocupação, uma vez que já o fazem desde 2018, mas para a Apple comportará algum prejuízo. Note-se que a tecnológica de Cupertino continua, por exemplo, a dotar os seus iPhone de porta Lightning.

USB-C é o melhor padrão a adotar também para os Apple iPhone

A réplica dos legisladores europeus afirma que a proposta considera primeiramente os melhores interesses dos utilizadores ao uniformizar o tipo de cabos usados. Ao mesmo tempo, colocam alguma água na fervura ao essencialmente admoestar a Apple.

"Não vejo onde é tal possa ser verdade (a obstrução à inovação invocada pela Apple)", aponta Anna Cavazzini, presidente atual da Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores. "A proposta afirma que se um novo padrão surgir, melhor que o USB-C, nós podemos adotar os regulamentos".

De momento não sabemos efetivamente como é que a proposta de legislação comunitária reagiria perante um "novo e melhor padrão de ligação que o USB-C". Isto é, como se adaptaria a proposta normativa europeia à natural evolução da tecnologia.

Legislação terá que ser flexível para acautelar o sucessor do USB-C

Não obstante, continua a ser plausível e até aconselhável uma transição gradual seja atualmente defensável. Ao mesmo tempo, a legislação terá que ser flexível o suficiente para acolher um novo padrão que prove ser superior ao USB-C, além de contemplar mecanismos para garantir a sua adoção assim que tal se justifique.

Em cima da mesa está também o carregamento sem-fios, uma possível alternativa ao padrão USB-C. Há, contudo, mais entraves a serem ultrapassados na Europa (e no mundo) até que um padrão seja implementado pelo organismo máximo europeu.

Aguardamos, por fim, novos desenvolvimentos nos próximos meses.

Editores 4gnews recomendam:

  • 5 smartphones Xiaomi que valem a pena comprar em promoção!
  • Xiaomi esbarra com este problema que não parece afetar a Apple
  • Xiaomi Pad 5 Review: o melhor tablet preço-qualidade de 2021
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.