Google Maps vai ajudar-te em situações de catástrofes naturais

Bruno Coelho
Comentar

O Google Maps vai receber um sistema de alerta que te avisa quando uma catástrofe natural se aproxima. Com o alerta poderás saber onde se encontra a catástrofe, e antecipar-te a ela ficando a par de toda a informação.

Nos dias que antecederam a um furação ou terramoto, serás imediatamente notificado no Google Maps se te encontrares perto da área impactada. A notificação vai mostrar-te a trajetória prevista da tempestade, assim como o tempo em que é provável que atinja determinadas áreas.

google maps alertas sos

Depois da tempestade atacar, vais ter um cartão te mostra o seu impacto. Desde o seu epicentro, a magnitude, bem como um código de cores que te vai indicar a intensidade nas áreas circundantes.

O Maps vai enviar um alerta caso a tua viagem possa ser afetada

No final deste verão, a Google promete trazer para o Maps um alerta caso esta pense que a tua viagem pode ser afetada por uma catástrofe. Além disso, sempre que possível, esta vai tentar guiar-te por uma rota alternativa que te deixe livre de perigo.

google maps navegação alerta sos

Outras formas de o Google Maps te ajudar numa situação de catástrofe

  • Partilhar a tua localização: no cartão que te notifica da catástrofe, podes partilhar a localização com quem quiseres. Esta é a forma mais fácil de partilhares ao vivo com a tua família ou amigos onde te encontras;
  • Ver e reportar estradas fechadas: ligando a opção de "ver trânsito", poderás ver todas as estradas fechadas em determinada área. Se encontrares uma nova estrada fechada, podes partilhar com outros utilizadores que se encontrem por perto;
  • Partilhar a informação com quem te importas: ao tocares no botão de partilha, podes manter os teus amigos e família atualizados sobre a situação. Estes serão direcionados para o Maps, e ficarão a par de toda a informação.

Usar a informação para planear como reagir numa situação deste género é o grande propósito destas novas funcionalidades. Segundo a Google, estas adições serão feitas ao Maps durante as próximas semanas em Android, iOS, computador e versão web mobile.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.