Google Maps vai ajudar-te em situações de catástrofes naturais

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O Google Maps vai receber um sistema de alerta que te avisa quando uma catástrofe natural se aproxima. Com o alerta poderás saber onde se encontra a catástrofe, e antecipar-te a ela ficando a par de toda a informação.

Nos dias que antecederam a um furação ou terramoto, serás imediatamente notificado no Google Maps se te encontrares perto da área impactada. A notificação vai mostrar-te a trajetória prevista da tempestade, assim como o tempo em que é provável que atinja determinadas áreas.

Depois da tempestade atacar, vais ter um cartão te mostra o seu impacto. Desde o seu epicentro, a magnitude, bem como um código de cores que te vai indicar a intensidade nas áreas circundantes.

O Maps vai enviar um alerta caso a tua viagem possa ser afetada

No final deste verão, a Google promete trazer para o Maps um alerta caso esta pense que a tua viagem pode ser afetada por uma catástrofe. Além disso, sempre que possível, esta vai tentar guiar-te por uma rota alternativa que te deixe livre de perigo.

Outras formas de o Google Maps te ajudar numa situação de catástrofe

  • Partilhar a tua localização: no cartão que te notifica da catástrofe, podes partilhar a localização com quem quiseres. Esta é a forma mais fácil de partilhares ao vivo com a tua família ou amigos onde te encontras;
  • Ver e reportar estradas fechadas: ligando a opção de "ver trânsito", poderás ver todas as estradas fechadas em determinada área. Se encontrares uma nova estrada fechada, podes partilhar com outros utilizadores que se encontrem por perto;
  • Partilhar a informação com quem te importas: ao tocares no botão de partilha, podes manter os teus amigos e família atualizados sobre a situação. Estes serão direcionados para o Maps, e ficarão a par de toda a informação.

Usar a informação para planear como reagir numa situação deste género é o grande propósito destas novas funcionalidades. Segundo a Google, estas adições serão feitas ao Maps durante as próximas semanas em Android, iOS, computador e versão web mobile.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Maps começa (finalmente) a mostrar velocidade em tempo real como no Waze
  • Google Maps agora ajuda-te a escolher o mais popular de cada restaurante
  • Google Maps: Avisos de radares começa a ficar ativo em Portugal
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.