A plataforma Android Auto, e respetiva integração do serviço Google Maps, vem melhorar a vida dos utilizadores de carros elétricos com a mais recente alteração. É uma novidade que mostra o empenho da tecnológica norte-americana no futuro da mobilidade elétrica.
A mudança parece subtil, mas pode fazer a diferença. Na prática, até ao momento se procurarmos por postos de abastecimento, o Google Maps leva-nos (quase) sempre para gasolineiras. Ora, isto é algo que não interessa para os carros elétricos.
Google Maps poderá sinalizar apenas estações de carga elétrica
A conformação foi feita pela própria Google, na pessoa de um dos seus porta-vozes, à publicação The Verge. A responsável da gigante norte-americana, Pearl Xu referiu um rol de melhorias a caminho do Google Maps, disponível também através do seu Android Auto.
Serão, na prática, novas indicações de caráter útil para os condutores de carros elétricos. Mais concretamente "Para ajudar as pessoas a obter a informação mais relevante, no ano passado acrescentamos a possibilidade de os condutores de elétricos encontrarem as rotas para as estações de carga".
A explicação foi sucinta. Teremos mais foco em informação útil para quem tem um carro elétrico e está a procurar um posto de carregamento ao longo do percurso. Ora, até ao momento uma boa parte destas especificidades estavam disponíveis apenas através do Android Auto, para os centros de infotainment dos carros.
Daqui em diante, a Google quer trazer estas mesmas "regalias" para a versão móvel do seu Maps. Ou seja, teremos também estes controlos adicionais para o Google Maps disponíveis através da app para smartphones Android e iOS.
Temos várias melhorias a chegar ao serviço Google Maps
O serviço de navegação da tecnológica norte-americana receberá, também, algumas das seguintes novidades:
- Disponibilidade em tempo real dos postes de carregamento. O Maps poderá dizer se existem vagas em determinado posto e em determinado poste para carregarmos o nosso veículo. Portanto, se todos estiverem ocupados, escusaremos de fazer a viagem.
- Filtros de Busca por Postes de Carga Rápida. Para quem estiver à procura, apenas, de postes de carregamento rápido, o Maps terá um novo filtro para nos apresentar os pontos de carga com maior potência.
- Filtros de pesquisa segundo o tipo de ficha. Uma vez que determinadas marcas têm o seu tipo próprio de conexão / cabo ou ficha, teremos também mais opções de procura específica por esse tipo de suporte.
- Rotas com Paragens para Carga Programada. Poderemos assim, já a partir do smartphone, ter o acesso às rotas com pontos de paragem já programados para "abastecer" o nosso veículo elétrico ao longo da viagem.
Em suma, estas são funcionalidades que acabam por fazer todo o sentido, ajudando também os utilizadores a adaptar-se ao novo paradigma da mobilidade elétrica. Agora, é uma questão de tempo até às supra expostas novidades estarem disponíveis também disponíveis em Portugal.
Editores 4gnews recomendam: