A Xiaomi volta a surpreender os fãs de tecnologia ao registar o nome "MiOS" no seu país natal, a China. O novo registo de patente vem a propósito dos rumores prévios que sugeriam o desenvolvimento de um novo sistema operativo próprio, uma alternativa ao Android da Google e à MIUI que o reveste.
Este desenvolvimento vem dar novo ânimo às fontes que apontavam esse mesmo rumo para a empresa liderada por Lei Jun. Poderá estar a Xiaomi a cogitar lançar uma alternativa à plataforma mais popular do mundo para dispositivos móveis? Ou terá este MiOS uma utilização específica para determinados equipamentos e / ou restrições geográficas?
Registo do nome "MiOS" suscita novas questões para o futuro da Xiaomi
São questões para as quais não há, de momento, uma resposta definitiva. Temos, porém, o testemunho do famoso leaker Ice Universe a dar conta deste desenvolvimento. É, de momento, uma informação credível, como o prova o registo do nome.
Segundo esta fonte, o nome "MiOS" pode agora ser explorado, em exclusivo, pela Xiaomi nos seus produtos e serviços. Ou seja, o nome pertence apenas à Xiaomi, estando registado pela própria.
Também a propósito desta possibilidade, temos o testemunho do leaker Digital Chat Station, outra das fontes habituais com informação credível. Segundo esta, a marca estará a desenvolver a MiOS como potencial alternativa à sua interface MIUI.
Substituto para a MIUI ou mero complemento para a interface da Xiaomi
Até ao momento a Xiaomi não comentou este rumor, tampouco se pronunciou oficialmente quanto à possibilidade. Ainda assim, é perfeitamente plausível que a empresa esteja a seguir os passos da sua conterrânea Huawei e a criar uma alternativa ao Android.
Com efeito, esta mesma Huawei depende agora exclusivamente do seu Harmony OS, a plataforma na qual investiu para conseguir criar e ter um sistema operativo comparável ao Android da Google.
Face ao exposto, temos agora duas teses. O novo MiOS pode vir a substituir a MIUI, a interface atual da marca empregue nos seus mais variados smartphones e tablets. Por outro lado, pode esta MiOS ser também uma salvaguarda face a um potencial desaire com a Google e o seu Android.
Em todo o caso, de momento é cedo para sabermos exatamente qual é a vontade da Xiaomi relativamente a este MiOS. Em todo o caso, contamos com a divulgação de novas informações ao longo das próximas semanas.
Por fim, corre também o rumor que este MiOS será a plataforma ou sistema operativo da Xiaomi para uso nos seus veículos elétricos a chegar ao mercado num futuro próximo. É, também ela, uma hipótese perfeitamente plausível para esta marca.
Editores 4gnews recomendam: