Google Maps 'Satélite' teve para se chamar "Modo pássaro"

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Google Maps é uma das aplicações da Google com mais vantagens que podes ter. Além de te dar as direções, dá também recomendações perto de ti. Ademais, tens uma visão clara das ruas, seja no típico "mapa" ou forma de "satélite" que te dá uma visão mais clara dos objetos.

Ainda que este modo se chame "satélite", as fotografias são maioritariamente tiradas de avião, ou seja, em nada relacionado tem um satélite. Por isso é que na sua primeira implementação existia uma discussão dentro da Google para descobrir qual o nome indicado para a característica.

Nomes como "Super Homem", "Visão de Avião" foram sugeridas na reunião de admissão desta nova característica, contudo, o Co-Fundador da Google decidiu-se pelo nome "Modo pássaro" (Bird Mode).

Imagem acima mostra exemplo da versão Satélite do Google Maps

Contudo, nem todos os desenvolvedores no projeto gostaram do nome. Assim sendo, nada melhor do que o mudar no código sem que os executivos da Google se apercebessem. Foi feito um voto entre os desenvolvedores que se decidiram por "satélite" e decidiram mudar o nome sem ninguém saber.

Quem conta a história é Bret Taylor, o co-creador do Google Maps e do modo satélite. "Aqui está uma história engraçada da origem do Google Maps com o modo 'Satélite' que quase foi chamado de 'Modo Pássaro'."

"Passámos os próximos dias em pânico (Depois de ter sido decidido Bird Mode). Sabíamos que o recurso seria enorme, e agora tinha esse nome que todos em ambos os lados da guerra do Satellite-vs-Aerial-Photography concordavam ser desinteressante e horrível. Mas foi 'decidido'."

"Acontece que, quando escreves código, tens uma boa quantidade de poder. Nós votamos na decisão de veto e lançamos com o nome “Satellite”. E literalmente nenhum executivo percebeu ou lembrou de revisar o código. Em suma temos enganado as pessoas com nossas imagens que não são realmente tiradas com satélite".

Uma história engraçada que temos de agradecer pela valentia de ultrapassar a decisão do Co-Fundador da Google. A esta hora andávamos a dizer "põe no Modo pássaro" quando queríamos ver as imagens via satélite.

Editores 4gnews recomendam:

Xiaomi prepara-se para trazer um smartphone com 5 ou mais câmaras

Este smartphone tem uma bateria maior que um computador portátil

Sony PlayStation 5 poderá não ser lançada até 2022

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.