Google Maps no Android recebe função que era exclusiva do iPhone

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O Google Maps para Android acaba de receber uma atualização que traz uma funcionalidade muito desejada. Esta era até agora exclusiva dos utilizadores de iPhone. Agora, quem usa o Google Maps no Android vai poder desfrutar de uma visão detalhada sobre o tempo e a qualidade do ar diretamente no mapa. Esta é uma adição que enriquece a experiência de navegação.

Até há bem pouco tempo esta característica era um privilégio dos utilizadores de iOS, mas o Google decidiu nivelar as coisas. Com a última atualização, ao usares o Google Maps no teu smartphone Android, vais notar um novo widget no canto superior esquerdo do ecrã.

Nova função já presente no Android
Novidade já presente no Android

O que encontras no novo widget presente no Google Maps do Android

Encontras o pequeno widget logo abaixo da barra de pesquisa. Este pequeno retângulo informativo exibe a temperatura atual, as condições meteorológicas e o índice de qualidade do ar da área que estás a visualizar.

Ao interagir com este widget, abre-se um cartão detalhado que te fornece informações como a temperatura e condições meteorológicas atuais. Também te dá as temperaturas máxima e mínima esperadas para o dia, uma previsão horária e detalhes sobre o índice de qualidade do ar. Para os mais interessados na qualidade do ar, um simples toque no índice de qualidade do ar revelará a camada de mapa existente dedicada a este tópico.

Como é habitual, esta novidade está a ser disponibilizada gradualmente. E embora alguns utilizadores já possam desfrutar desta função, outros terão de aguardar um pouco mais pela atualização mais recente da aplicação. No nosso caso, já a encontramos disponível no Galaxy S24 Ultra.

Este passo em direção à paridade de funcionalidades entre as plataformas Android e iOS é bastante positivo por parte da Google. Provavelmente era uma funcionalidade que foi lançada como exclusiva e que, por ter acabado essa exclusividade, chega agora a quem usa a Android.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.