Google Maps já apresenta rotas ecológicas para navegação em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Google Maps é a plataforma de navegação grátis mais popular, e completa, do mundo. Sempre a receber novidades e funcionalidades adicionais, agora temos as rotas ecológicas já disponíveis em quase 40 países na Europa. O melhor de tudo? Portugal está incluído e já podemos usufruir das novas funções.

Sucintamente, através das rotas ecológicas, o utilizador pode escolher uma rota otimizada para um consumo menor de combustível. Algo que, de acordo com a Google, ajuda a economizar os gastos em combustível e a reduzir as emissões de carbono.

Já podemos usar as Rotas Ecológicas do Google Maps em Portugal

Google Maps

Agora, para além de mostrar a rota mais rápida, o Google Maps também passa a exibir a rota mais eficiente em termos de combustível, caso não seja também a mais rápida. Após o anúncio desta funcionalidade no início do ano, as novidades chegam, por fim, também ao nosso países.

Assim sendo, com apenas alguns cliques, o utilizador pode ver a poupança relativa de combustível. Podemos também ver a diferença de tempo entre as duas rotas e escolher a que melhor se adapta a cada condutor.

Portanto, para quem prefere sempre escolher a rota mais rápida, independentemente de qualquer outra razão, e para quem opta sempre pela rota mais curta. Seja como for, não tem nenhum problema - basta ajustar as preferências nas Definições.

Acesso à rota mais eficiente para cada tipo de motor através do Google Maps

People have saved an estimated half a million metric tons of carbon emissions with eco-friendly routing — the equivalent to taking 100,000 cars off the road.We’re on track to double this amount as it expands to Europe later this year. #GoogleIO pic.twitter.com/DSbjVFKWVU

— Google Maps (@googlemaps) 17 de maio de 2022

Tal como informa a própria Google no seu blog, a rota mais eficiente em termos de combustível irá variar de acordo com o tipo de motor que tenha o utilizador.

Assim, por exemplo, os motores a diesel são, geralmente, mais eficientes em velocidades mais altas do que os motores a gasolina ou a gás, enquanto os veículos híbridos e elétricos têm melhor desempenho no tráfego de “pára-arranca”.

Assim sendo, de acordo com a Google, nas próximas semanas, será possível que os condutores que usem as rotas ecológicas na Europa, EUA e Canadá selecionem o seu tipo de motor – gasolina ou gás, diesel, veículo híbrido ou elétrico (EV). Tudo para obterem a melhor rota e as estimativas mais precisas em termos de eficiência energética ou de combustível.

Esta tecnologia é possível graças a insights do Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) do Departamento de Energia dos EUA e dos dados da Agência Europeia do Meio Ambiente.

Foi através destes dados e diversos indicadores que a Google conseguiu colocar no seu Maps os modelos avançados de aprendizagem de máquina treinados nos tipos de motores mais populares numa determinada região.

A gasolina, gasóleo, gás, elétrico, híbrido, a pé ou de bicicleta há (sempre) solução no Google Maps

Google Maps

  • Elétrico. Se o utilizador tiver um veículo elétrico, basta pesquisar "ponto de carregamento de veículos elétricos" no Google Maps para ver os pontos de carregamento mais próximos. Aliás, em algumas estações, o utilizador pode até ver se um carregador está disponível no momento, ajudando-o a evitar a espera e a poupar tempo valioso.
  • Motas e Duas Rodas. O Google Maps pode ajudar com formas alternativas de se deslocar. Recentemente, temos mais informações sobre as rotas de ciclismo, incluindo informação detalhada da rota ao ponto de ficar a saber se irá encontrar tráfego intenso de carros, escadas ou colinas íngremes no caminho.
  • Caminhar. O Google Maps oferece instruções passo a passo para pedestres. Para garantir que o utilizador não está a caminhar na direcção errada, o Live View usa realidade aumentada para exibir setas e direções sobrepostas no mapa.

"Tudo isto faz parte do nosso compromisso para capacitar mil milhões de pessoas através dos produtos da Google até ao final do ano - tornando a escolha sustentável uma escolha mais fácil.", aponta Rubén Lozano-Aguilera, Product Manager, Google Maps.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.