Hoje em dia, é cada vez mais importante a utilização de uma VPN nas mais variadas atividades online, mas principalmente, para garantir a segurança dos teus dados privados. Especialmente quando ligado a uma rede de WiFi pública, a utilização de uma VPN é um bem essencial.
Já há muito tempo que os subscritores do serviço Google Fi nos Estados Unidos têm acesso a uma VPN integrada, mas a empresa ainda não tinha decidido expandir essa oferta. Hoje, anunciaram através do seu blog oficial que vai implementar o serviço de VPN em todos os pacotes de 2TB (ou superior) do Google One.
Infelizmente, esta implementação ficará disponível apenas para os utilizadores nos Estados Unidos. No entanto, é provável que acabe depois por se expandir para os utilizadores a nível global.
O que é uma VPN e para que serve?
O nome VPN significa "Virtual Private Network", ou Rede Virtual Privada, tendo como principal objetivo conseguir garantir a privacidade online dos utilizadores. Ao utilizares uma VPN, a tua operadora ou qualquer hacker que tente aceder aos teus dados, não vai conseguir obter informação sobre a tua localização ou até mesmo os sites que visitas.
Além disso, estes serviços permitem habitualmente "mascarar" a tua localização selecionando um país específico, tornando possível o acesso a conteúdos/sites bloqueados através de geo-restrição. Um bom exemplo disso é que, através de uma VPN, consegues ter acesso à biblioteca de séries e filmes disponível em qualquer país.
Existem muitas alternativas grátis à nova VPN da Google
Tal como referido, para já, a nova VPN da Google não ficará disponível fora dos Estados Unidos. No entanto, existem inúmeras alternativas totalmente gratuitas que poderão ajudar a garantir a tua segurança enquanto utilizas a internet.
Entre os mais populares serviços podes encontrar:
- TunnelBear
- Hospot Shield
- Windscribe
- hide.me
Mas, se quiseres saber tudo sobre as melhores VPN grátis, aproveita para ver o nosso artigo aprofundado que te mostra todos os prós e contras de cada um dos serviços.
Editores 4gnews recomendam: