Google já começou a usar a IA para resumir vídeo do YouTube

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A nova opção introduzida pela Google na sua plataforma de vídeos está disponível, de momento, para um número seleto de vídeos e de utilizadores do YouTube. A sua finalidade é simples, resumir automaticamente os vídeos com ajuda da Inteligência Artificial (IA).

O utilizador poderá assim tirar partido destes resumos rápidos de um determinado conteúdo na plataforma para, desse modo, decidir qual é o vídeo que quer ver. Sucintamente, colocar a IA a trabalhar para nos dar uma visão geral de um determinado conteúdo.

Não sabes o que ver? A IA resumir-te-á os vídeos do YouTube

Google YouTube vídeos IA

Ainda que as principais diretivas do YouTube sejam pautados sobretudo pela divulgação das vantagens do seu Premium, para naturalmente nos convencer a subscrever o serviço, certo é que continuam a chegar novidades à plataforma de vídeos.

Os mais recentes desenvolvimentos foram agora avançados pelos colegas da publicação The Verge, cujo objetivo será eliminar ou substituir as descrições dos vídeos que os respetivos criadores submetem para a plataforma. Será mais um recurso à disposição dos utilizadores para resumir rapidamente os conteúdos e ajudar o espetador a decidir o que quer ver.

Ao que tudo indica, este pode ser o novo método, eficaz e rápido, de sumariar os conteúdos presentes no YouTube, com as novas ferramentas de IA a serem preparadas pela Google.

Google prepara novos recursos para melhorar o seu YouTube

Importa frisar que, de momento, trata-se de um projeto-piloto. Algo que só está disponível para um número restrito de vídeos na plataforma e visível para um número seleto de utilizadores. Ademais, para já esta função de resumo só está configurada para suportar o idioma inglês.

Certo é, porém, que caso tudo corra pelo melhor, a ferramenta deve ser disponibilizada para mais utilizadores, quiçá implementado globalmente. Para já, temos que aguardar que os testes terminem e que a Google esteja convencida do seu sucesso e utilidade diária.

As novidades foram confirmadas pela própria Google

Face ao exposto, de momento só mesmo os beta testers do YouTube é que poderão tirar partido das novas capacidades de IA, algo em preparação no seo da Google.

A novidade foi confirmada por Jem Jamie, uma porta-voz da Google à publicação supracitada, tendo informado o seguinte:

"Estamos a testar uma nova função para os espetadores do YouTube que usa a IA generativa para criar resumos dos vídeos dentro da plataforma. É frequente testarmos novas funções antes de as lançar oficialmente, para assim podermos criar e refinar a melhor experiência de utilização possível. Tanto para os utilizadores como para os criadores de conteúdo.

A propósito, podemos encontrar a listagem oficial desta função - na página de suporte - com uma maior descrição da mesma. Mais uma vez, esta é uma das funcionalidades ainda em teste, pelo que teremos que aguardar pela sua implementação global.

Em todo o caso, acredito efetivamente que seja uma mais-valia para os utilizadores do YouTube, sobretudo para os mais indecisos na hora de abrir e ver um novo vídeo na plataforma da Google.

we’re always looking for ways to make YouTube better – before we decide if a feature is ready for everyone, we typically test it out with a small group of people first. if you see an experiment, let us know what you think by sending feedback

— TeamYouTube (@TeamYouTube) 26 de julho de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.