Google introduz função incrível para o teu smartphone Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Google trabalha atualmente numa nova função que facilitará a vida aos utilizadores do sistema operativo Android, auto-arquivando as apps que não usamos. Conforme a tecnológica norte-americana, esta novidade pode poupar até 60% do espaço ocupado pela aplicação que fica "esquecida" no nosso dispositivo, evitando ter que a desinstalar.

O primeiro passo? Entregar este novo recurso aos programadores. Serão estes que, ao usar o App Bundle, poderá adicionar o suporte para o arquivamento automático das respetivas aplicações. Estas continuarão instaladas no telefone, mas ocuparão menos espaço.

Google introduz novo recurso poderoso para o sistema operativo Android

Auto Archive Google Android

O problema de falta de espaço no smartphone é cada vez menos frequente, mas perdura certo é em dispositivos mais limitados, com menos recurso como o armazenamento interno. Face ao exposto, para os utilizadores a única opção quando escasseia o espaço passa naturalmente por apagar algumas aplicações.

Certo é, porém, que ninguém gosta de ser obrigado a escolher as apps que vai ter que remover. Bom, a pensar nisso, a Google está a trabalhar numa nova funcionalidade que nos poderá ajudar a manter as nossas apps e, mesmo assim, libertar algum espaço interno.

O anúncio foi feito pela própria Google, dando a saber que para o seu sistema operativo Android chegará a nova função de Auto-Arquivamento das Aplicações (menos usadas).

Poupar espaço e manter as apps instaladas no teu smartphone Android

Auto Archive Google Android

A premissa é nobre e de utilidade inquestionável. Porém, certo é que para remover ainda mais espaço temos que as apagar efetivamente do telefone. Não obstante, a Google afirma que poderemos assim poupar até 60% do espaço ocupado pelas apps.

Segundo a própria empresa, a forma como tal "liberta espaço" é ao parcialmente remover a aplicação do dispositivo ao invés de a apagar completamente. Na prática, permanece o "corpo" da app no telefone, bem como os dados pessoais e o ícone da mesma.

Porém, o seu "corpo" principal é removido do telefone para assim libertar espaço de armazenamento. Em todo o caso, na eventualidade de abrirmos novamente a aplicação, esta irá descarregar os seus conteúdos automaticamente via Play Store e retomar as operações.

Opção a cargo dos utilizadores de dispositivos Android

O utilizador que queria usar esta função terá que optar por tal. Isto sucederá durante o processo de instalação da nova aplicação no dispositivo Android via Google Play Store.

  • O utilizador tenta instalar uma nova app num dispositivo com pouca memória interna sobrante
  • Surgirá uma janela de notificação flutuante (pop up) a perguntar se o utilizar quer ativar o auto arquivamento
  • Caso o utilizador opte por ativar esta opção, as apps não usadas no dispositivo do utilizador serão auto arquivadas para poupar armazenamento interno.

Note-se que também os programadores terão que dotar as suas apps de suporte para esta nova função da Google para o sistema operativo Android. Já para os utilizadores, apenas as aplicações que este efetivamente raramente usa serão alvo da "compactação".

Por fim, a partir de agora contamos com uma adoção gradual desta nova funcionalidade, tanto pelos programadores numa primeira fase e, posteriormente, também pelos utilizadores de dispositivos móveis Android.

Did you know that one of the main reasons users uninstall apps is to free up space? Introducing Auto-archiving - a new feature designed to prevent unnecessary uninstalls and help users get more out of their devices.Learn how it works ↓ https://t.co/LkOUu04bN6

— Google Play business community (@GooglePlayBiz) 10 de abril de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.