Google inicia guerra contra bloqueadores de anúncios no YouTube

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Parece que a Google está a realizar uma experiência que pode afetar milhões de utilizadores em todo o mundo.

De acordo com os últimos relatos, a gigante de pesquisa está a testar uma forma de acabar com os bloqueadores na plataforma de streaming. Como alternativa é sugerido o serviço YouTube Premium.

Google a experimentar uma forma de acabar com bloqueadores de anúncios no YouTube

imagem de pop up no YouTube
Crédito@Gizmochina

Alguns analistas afirmam que o YouTube premium teve um início lento, mas o que é certo é que terminou o ano de 2022 com 80 milhões de utilizadores. O que é um número simpático para um serviço pago deste género e com uma alternativa gratuita tão massificada.

Perante este sucesso, a Google prometeu um maior investimento neste serviço. A surpresa é que parece que esse investimento está agora a ser aplicado numa forma de convencer os utilizadores a assinarem o serviço, na sua modalidade gratuita.

A notícia chegou através de um utilizador da plataforma de streaming, no seu modo gratuito. Esse mesmo utilizador, que “artilhou” a plataforma com bloqueadores de anúncios, afirma que estes já não funcionam da mesma maneira.

Agora surge uma janela pop-up a informar que os bloqueadores de anúncios não são permitidos na plataforma gratuita. Mais: o mesmo pop-up fornece um botão para permitir os espaços comerciais e a explicar que são estes mesmos anúncios que permitem que a plataforma seja gratuita.

Também há um botão a remeter para a alternativa: o YouTube Premium. A equipa da plataforma de streaming já assumiu que este relato é verdadeiro e explicou que se trata de uma experiência que a empresa está a realizar. Por agora, este teste parece estar limitado, mas é possível que avance para todas as regiões do mundo.

Claro que este poderá não ser o fim dos bloqueadores de anúncios, afinal os programadores acabam por conseguir encontrar formas de contornar todos os esforços da Google para acabar com este tipo de extensões.

Recorde-se que em 2016, a Google baniu da Play Store todas as aplicações que bloqueavam anúncios no YouTube. Por outro lado, implementou também alterações no Google Chrome exatamente com a mesma missão: impedir a utilização destes bloqueadores.

De qualquer das formas, este novo teste parece ser também uma promoção ao serviço YouTube Premium para que este continue a recrutar utilizadores e se mantenha no caminho de sucesso que parece estar a ter.

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Mónica Marques
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Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt