Google Home ou Amazon Echo? Os consumidores parece que já decidiram qual o melhor!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Os consumidores têm-se questionado entre Google Home e Amazon Echo, mais conhecida por Alexa. Não é uma escolha fácil. Ambas fazem basicamente a mesma coisa com vantagens da Google Home para determinadas características e vantagens na Alexa para outras.

Contudo, parece que os consumidores já tomaram uma decisão de qual é a assistente virtual que querem usar em casa. Segundo os analistas da Canalys, a Google caiu nas vendas consideravelmente no último ano. Em comparação, a Amazon subiu consideravelmente

Google Home perde para a Amazon Echo nas vendas

amazon Echo Google Home

De acordo com as estatísticas, a Google caiu 40% nas vendas em apenas um ano. Ou seja, se no ano passado por esta altura a Google estava no segundo lugar com uma cota de mercado de 29.8%, neste momento está em quarto lugar com uma cota de 12.3%.

Em comparação a Amazon que estava no primeiro lugar com 31.9% no ano passado está neste momento com 36.6%. Um crescimento considerável. Se no ano passado venderam 6.3 milhões de ALEXA's este ano venderam mais de 10 milhões.

Alibaba, Baidu e Xiaomi crescem cada vez mais

Porém, a Google não tem apenas a Amazon com que se preocupar. O Alibaba, Baidu e Xiaomi tem vindo a crescer consideravelmente. Porém, vale a pena frisar que neste momento esses 3 fabricantes apenas nos dão a opção de assistentes em chinês.

Ou seja, pouco relevante para o nosso mercado. Ainda assim, mostra-nos que se uma destas fabricantes decidir investir no nosso mercado que existe potencialidade para crescer.

Google Home tem vindo a melhorar

Google Home

Mesmo assim, vale a pena salientar que a Google tem vindo a melhorar consideravelmente. Sou um fã do produto há alguns anos e continuo a utilizar tanto quanto no primeiro dia. Desde o controlo das luzes a fazer lista de compras.

A vantagem de conexão com Chromecasts é enorme. Uma das funcionalidades que mais uso com a assistente. Esperemos apenas que a Google nos dê também um substituto ao Chromecast áudio que foi descontinuado há uns tempos. Este gadget transformava qualquer coluna antiga numa coluna inteligente. Curiosamente depois de ser descontinuado a venda dos Google Home. Coincidências? Não me parece!

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.