Google facilita o processo de eliminação do teu histórico de pesquisas

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Várias vezes aqui falamos na Google sobre a perspectiva do Android e dos seus smartphones Pixel. No entanto, o verdadeiro lucro desta empresa norte-americana provêm de outros serviços que a mesma detém.

Para além da sua pesquisa, a Google possui uma enormidade de serviços com o Maps, Docs, Drive e muito mais. Todavia, como já deves ter percebido, é nos anúncios que a tecnológica consegue lucrar mais.

Vê ainda: Google Fotos: Imprimir fotografias num álbum em papel é agora mais fácil

Mas como é que a empresa de Mountain View consegue presentear-nos com os anúncios mais relevantes para cada utilizador? Isso é fácil: é através do teu histórico de pesquisas. É com o recolher desta informação que a empresa sabe os teus gostos e consegue, muitas das vezes, adivinhar aquilo que vais procurar em seguida.

Isto é só vantagens caso não sejas um entusiasta por privacidade. Se for esse o caso, então o melhor é mesmo usares uma VPN ou o browser Tor. Mas se não queres chegar tão longe, a Google tem agora uma forma mais simples de eliminares os dados que a empresa vai recolhendo sobre ti.

O acesso ao histórico da Google está agora mais simples

Muitas das vezes procedemos à eliminação do histórico do nosso browser. Isto terá impacto direto na informação que é guardada no nosso computador, mas não naquela que é armazenada nos servidores da Google.

Assim sendo, era necessário "escavar" nas definições da nossa conta para proceder a tal. Mas, a partir de agora a gigante das pesquisas torna mais fácil o processo de eliminação de todo o teu histórico de pesquisas.

Basta dirigires-te aqui para teres acesso a todo o teu histórico Google. Desse modo, poderás apagar toda a tua atividade ou simplesmente aquela que foi registada num determinado período de tempo. Além disso, poderás definir que tipo de dados - e por que serviços - serão guardados no futuro.

O objetivo final é mesmo dar um maior controlo aos utilizadores da sua própria privacidade. A ideia principal é passar o sentimento de controlo para os utilizadores.

Estas modificações estão implementadas desde hoje nos computadores e para a pesquisa mobile. Tanto o Android como o iOS irão receber o mesmo tratamento nos próximos dias. Importa notar que outros serviços, como o Maps, também terão direito a este tipo de funcionalidade num futuro próximo.

Editores 4gnews recomendam:

Xiaomi Mi Mix 3: Novos dados refutam presença de novo processador

Samsung Galaxy S10: Novas informações sobre os próximos smartphones

Fortnite: Novo evento ‘Fortnitemares 2018’ traz novidades que vais gostar

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.