Google: gestor de passwords está incrível para Android e Chrome

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O gestor de credenciais da Google, ou Google Password Manager é uma das plataformas mais importantes que a gigante norte-americana disponibiliza para qualquer utilizador. É, com efeito, um garante da segurança online na medida em que pode guardar / armazenar e verificar a integridade de diversas credenciais e diversas passwords em utilização.

A plataforma gratuita tem usufruído de várias atualizações nas últimas semanas e pode ser acedida nas opções de Gestão da Conta Google por qualquer utilizador. Agora, a tecnológica deu a conhecer um rol de novidades que vêm primeiramente uniformizar o aspeto deste gestor de credenciais nas várias plataformas, como também reforçar as suas capacidades de proteção e segurança.

Maior uniformidade e segurança online com o Google Password Manager

Em primeiro lugar este sistema de gestão de palavras-passe está disponível para o navegador Google Chrome, bem como para os dispositivos móveis Android. Assim, tanto podem encontrar esta ferramenta no browser para Windows e / ou Mac, como nos smartphones e tablets Android para armazenar e providenciar comodamente as credenciais quando são necessárias.

Segundo a própria Google, este serviço de segurança online estará disponível para "todas as plataformas". As novidades foram anunciadas recentemente no blog da própria Google, dando conta dos esforços de uniformização e maior disponibilidade.

A empresa norte-americana quer "uniformizar a experiência de utilização nas mais variadas plataformas". Para tal, teremos uma utilização similar no Android e no Chrome para o computador, com formas mais simples de proceder à autenticação em formulários.

Uma das melhores ferramentas para Android e para o Google Chrome

Who can keep track of all the passwords these days? Answer: @googlechrome can!Learn how recent enhancements in Google Password Manager — like Touch-to-Login and Password Checkup — help keep sign in safer and simpler on #Androidhttps://t.co/neY6QzViBZ

— Android (@Android) 30 de junho de 2022

De acordo com a tecnológica, no Android temos um novo "Touch-to-Login", permitindo preencher formulários de autenticação de modo mais expedito. O objetivo passa por agilizar este processo sempre que queremos entrar numa conta / perfil de utilizador.

Recordamos que o gestor de credenciais da Google permite fazer uma verificação de integridade das palavras-passe. Este recurso verifica se uma determinada password foi, ou não, comprometida e recomenda (em caso positivo) a sua troca imediata.

Agilizar e reforçar o gestor de passwords da Google

Password sync, save, and suggestion is one of my favorite Google Chrome features, but can you please add an option to add shortcuts to the apps drawer and not the home screen? I just don't know about having my passwords on the home screen of my phone (Pixel 6 Pro). pic.twitter.com/uWreE5kEhO

— GreenShades (@GreenShades9) 30 de junho de 2022

Em suma, vemos a gigante tecnológica a continuar a melhorar este recurso valioso de segurança online que não deve ser menosprezado. Seja pela sua simplicidade ou facilidade de uso, como pela sua ampla disponibilidade, este é um recurso muito útil para guardar todas as nossas palavras-passe em segurança.

Por fim, segundo informa a publicação 9to5Google, já é possível colocar um atalho no ecrã inicial dos smartphones Android para o Gestor de Passwords da Google. Será uma forma rápida e direta de aceder a esta plataformas e tirar partido das suas funcionalidades.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.