Google garante que a nova cara do Gmail veio para ficar, eis o que muda

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Google começou a mudar o rosto do Gmail em 22 de fevereiro de 2022 com a introdução dos primeiros elementos e ditames do design Material You, design que veio uniformizar os serviços da empresa.

Entretanto, a tecnológica norte-americana disponibilizou globalmente a nova UI para a caixa de correio eletrónico, mantendo, contudo, a possibilidade de reverter a alteração para a antiga interface.

Porém, segundo a própria Google, nos seus planos está a remoção da antiga interface de utilizador (UI) do Gmail, de modo a melhor integrar e assegurar a boa funcionalidade da "nova cara".

Dito isto, muito em breve não será possível usar o aspeto antigo do Gmail em prol de uma nova visão integrada de produto.

Já não vão poder mudar para a antiga UI do Gmail

Google Gmail

As mudanças terão início já este mês e, daí em diante, todos os utilizadores do Gmail e demais serviços Google terão que se habituar à nova interface baseada no Material You.

Mais concretamente, ao novo tipo de letra (fonte) Material Design 3, bem como ao Google Sans Text, ambos presentes em vários dos serviços mais populares da empresa. São, na prática, elementos unificadores e espelham a intenção de convergência.

Muito sucintamente, todos vão ter que usar a nova interface do serviço. Acabou, na prática, a possibilidade de ativar a interface antiga do Gmail.

Novo layout do Gmail traz a "vista integrada" dos serviços Google

Google Gmail

O período de transição chega assim ao fim, e, mesmo não tendo agradado a todos os utilizadores, está na altura de abraçarem o novo visual e esquecer a antiga implementação.

Com efeito, a partir desta semana para quem procura uma experiência de utilização mais simplificada, importa ficar a conhecer melhor a "vista integrada" que passa a pautar o serviço de correio eletrónico da Google.

Temos assim, no novo layout, as opções para Mail, Chat, Espaços e Meet na barra lateral mais à esquerda. Mais ainda, ao passar o cursor do por estes botões surge um pequeno menu pop-up com mais opções.

Por fim, se o utilizador clicar neste menu, o serviço ou app preencherá todo o ecrã.

Este é o novo layout geral do Gmail

Google Gmail

Em suma, está agora firmado um novo ciclo de atualizações para os serviços Google com o Gmail a incorporar um mesmo design e tipos de letra usados em vários dos outros produtos da tecnológica.

Muito em breve, também a aplicação Hangouts terá um design similar de modo a incorporar o mesmo design e implementação organizacional da sua interface.

Para o utilizador, é hora de começar a desfrutar deste design e implementação, até porque não têm outra opção. Em seguida podemos ver um vídeo da Google que nos guia pelas várias funcionalidades e valências da nova implementação.

Em suma, para quem já havia adotado este design, sinceramente nada mudará. Já para os demais utilizadores, existirá efetivamente um período de habituação, mas não duvidamos de que a maioria apreciará esta nova cara para o serviço de correio eletrónico.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.