O Google Fotos já não um serviço apenas para quem quer guardar as suas fotografias na cloud. Este serviço conta com inúmeras funcionalidades e tem até um leque bastante respeitável de opções para edição de imagem graças ao poder da Inteligência Artificial.
Contudo, nem sempre queremos perder muito tempo nesta tarefa, desejando apenas dar um pequeno retoque antes de partilhar uma fotografia. Com esse público em mente, a Google lançou uma nova ferramenta chamada "Edição Rápida".
Google Fotos permite fazer pequenos ajustes antes de partilhar uma fotografia
Tal como o seu nome indica, esta ferramenta serve para fazer pequenos ajustes numa fotografia que estás prestes a partilhar. Ela surgirá quando fores partilhar uma foto e traz consigo apenas duas opções: cortar e melhorar.
A primeira opção permite aos utilizadores cortar, rodar, espelhar e mudar a perspetiva da imagem em causa. A interface desta opção será semelhante à da ferramenta de corte principal do editor de imagens do Fotos.
Já a segunda opção mencionada utilizará o poder da Inteligência Artificial para melhorar o aspeto das tuas fotografias. Ela permitirá ajustar a cor, contraste e outros aspetos para que a fotografia fique com um aspeto bem melhor.
Após a realização de qualquer uma das edições, terás de carregar no botão "Partilhar" para enviar a imagem editada. Só desta forma terás acesso ao menu para proceder à partilha da imagem editada.
Opção "Edição Rápida" aparenta ser de disponibilização faseada
A presença desta novidade no Google Fotos foi detetada pelo pessoal da Android Authority. Isso aconteceu quando um dos seus membros se deparou com a opção "Edição Rápida" quando ia partilhar uma das suas fotografias.
Este avistamento aconteceu num Pixel 6 Pro com a versão 7.10.0 da aplicação do Google Fotos. Todavia, outras fontes relatam que mesmo com uma versão mais atualizada da app ainda não conseguiram aceder a esta opção.
Isto indica-nos que a Google estará a fasear o lançamento desta novidade, certamente com uma disponibilização do lado do servidor. Por outras palavras, apenas a empresa controlará o momento em que esta novidade chegará ao teu smartphone, por isso, terás de aguardar caso ainda não a tenhas.