Google Fotos tem novidades incríveis para as tuas melhores memórias

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Google está a distribuir uma das maiores atualizações para a aplicação e plataforma Google Fotos dos últimos tempos. Em causa está uma nova ferramenta de edição das colagens na própria plataforma, bem como várias novidades e modificações para as Memórias.

Esta é a melhor plataforma e serviço de backup para imagens, fotografias e vídeos. Agora, recebe mais um rol de opções que vêm enriquecer a sua oferta. Fazem-no com novos tipos de memórias automáticas e / ou personalizadas, bem como novos estilos para podermos partilhar os melhores momentos com a família e amigos, ou simplesmente reviver momentos importantes da vida.

Google Fotos fica ainda melhor para a gestão e partilha de Memórias

A mais recente versão do G Fotos deixa-nos ver mais vídeos, incluído as melhores partes de cada gravação. Esta seleção é feita automaticamente pelos algoritmos da Google, bem como a edição e colagem automática, além da sua compilação em vídeo.

You can choose from several designs at launch, including limited-time styles from featured artists @lisacongdon and @shantell_martin made just for Google Photos. pic.twitter.com/JKlxsEGnCe

— Google Photos (@googlephotos) 14 de setembro de 2022

Após dar a conhecer os novos emojis animados e personalizáveis, a Google tem agora um bom leque de novidades para o Fotos. As melhorias estão atualmente em distribuição e deverão chegar também aos utilizadores em Portugal no decurso das próximas horas, ou dias. Tudo o que têm a fazer é atualizar a app Google Fotos para Android e iOS, consoante o vosso dispositivo móvel.

A ênfase continua colocada na comodidade e facilidade de utilização da plataforma. Para tal, a Google distribuirá, gradualmente, as novas funções para a plataforma. Por exemplo, para o próximo mês de outubro está agendada a chegada de novos trechos musicais instrumentais para compor as Memórias em vídeo.

De qualquer modo, o utilizador pode, sempre, ocultar determinadas fotografias, gravações e capturas de ecrã dos algoritmos da Google que orquestram a composição destas Memórias.

A maior atualização de sempre para as Memórias no Google Fotos

Starting today, we’re rolling out the biggest update to Memories since its launch and giving you a new collage editor so you can easily make shareable creations. https://t.co/wxN7p8BsnB pic.twitter.com/AnN9t12rQO

— Google Photos (@googlephotos) 14 de setembro de 2022

Tal como podemos ver acima, o utilizador terá um sucinto editor de vídeo, ou mais concretamente, um editor de Memórias. O objetivo? Fomentar a partilha destas criações feitas ou automaticamente, ou pela mão do utilizador que queira selecionar os conteúdos a aparecer na nova Memória.

Temos também novas animações, além de novos modos cinemáticos para animar as fotografias. Assim, teremos colagens mais dinâmicas, com fotografias a aparecer de modo suave, mais ou menos dramático. Estas e outras personalizações também estarão ao dispor do utilizador muito em breve.

Escolher os conteúdos, personalizar os estilos e criar novas Memórias

Vestidas a rigor e dotadas de uma banda sonora à escolha da pessoa, teremos mais opções que nunca na criação deste tipo de conteúdo facilmente partilhável. Assim, teremos também os Estilos, uma forma de personalizar graficamente determinados conteúdos a chegar às ferramentas de edição.

Also starting to roll out today, you can enjoy a new collage editor. Pick your photos, select your design, and easily rearrange the layout with simple drag-and-drop controls. pic.twitter.com/ieRzd6wZhl

— Google Photos (@googlephotos) 14 de setembro de 2022

Importa frisar que grande parte destas melhorias já estão disponíveis para ambas as plataformas Android e iOS. Desse modo, instamos os leitores a verificar a disponibilidade das atualizações através da Google Play Store e App Store, respetivamente.

Cumpre ainda referir que a descrição das novidades e respetivas amostras foram divulgadas primeiramente no blog da própria empresa norte-americana.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.