A introdução dos algoritmos de inteligência artificial (IA) nos mais variados produtos e serviços da Google continua a bom ritmo. Após termos conhecido as suas maravilhas na geração de smartphones Pixel 8, temos também a sua chegada ao serviço Google Fotos.
Muito em breve teremos a possibilidade de criar destaques em vídeo, para guardar e / ou partilhar, criados automaticamente pela Inteligência Artificial. Indo muito além das animações atuais, que usam várias imagens seguidas, teremos vídeos propriamente ditos.
Vídeos em destaque para partilhar com família e os amigos graças à IA
A aplicação do Google Fotos continua a receber melhorias e aperfeiçoamentos tanto para Android, bem como para iOS (iPhone). Há agora um novo trunfo a caminho da app, baseado completamente na inteligência artificial e as suas reais capacidades de criação.
Importa frisar que a nova função não foi ainda disponibilizada globalmente. Porém, segundo a própria tecnológica norte-americana, será implementada gradualmente no decurso das próximas semanas, começando já pelos beta testers ou utilizadores beta.
O acesso às suas capacidades será particularmente simples. O utilizador terá que abrir a aplicação do Google Fotos no seu dispositivo móvel e, em seguida, tocar no ícone "Destacar vídeo". Este estará presente na parte superior da galeria de conteúdos.
Bastam 3 passos para a IA criar um destaque em vídeo no Google Fotos
Logo após, aparecerá uma barra de pesquisa que nos deixará selecionar vários termos de pesquisa para que os algoritmos de IA possam fazer uma triagem daquilo que queremos ver no vídeo.
Em seguida, a plataforma criará, sem mais necessidade de interação humana, um destaque em formato de vídeo com base nos termos inseridos pelo utilizador.
Sejam lugares, espaços, animais, pessoas e até horas, consoante o termo inserido pelo utilizador na barra de pesquisa para estes serem usados como critérios de seleção. De igual modo, podemos também selecionar algum trecho de música a adicionar ao vídeo a ser gerado para que tal se materialize.
Por fim, resta agora aguardar pela sua gradual disponibilização em ambas as versões da app para iOS e Android, mais um poderoso recurso baseado na Inteligência Artificial.
Editores 4gnews recomendam: