Google Fotos recebe excelente função de pesquisa com base na IA

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O serviço de armazenamento e backup de imagens e vídeos da Google é, muito provavelmente, a melhor e mais prática solução no mercado. Muito em parte graças às constantes melhorias a chegar às apps do Google Fotos para Android e para iOS (iPhone).

Em causa está a possibilidade, forte, da aplicação receber uma nova funcionalidade de pesquisa a partir do rosto detetado. Isto é, com base nas caras reconhecidas pelos algoritmos de IA presentes na plataforma, poderemos ter um novo filtro de busca na aplicação.

Pesquisa com base nos rostos detetados pelo Google Fotos

As novidades foram detetadas pela publicação Android Police que, explorando uma das versões betas da app, neste caso para Android, reparou no novo "filtro" de pesquisa.

Trata-se de uma alteração primária para a interface na medida em que substituirá um dos ícones presentes na barra inferior da aplicação, nomeadamente o ícone de Pesquisa.

Google Fotos
Novo ícone e função de pesquisa com base no rosto. Crédito: AndroidPolice.

Tal como refere a publicação especializada nas lides do sistema Android, a aplicação do Google Fotos pode receber, muito em breve, um novo filtro e possibilidade de pesquisa avançada. Será mediado pela inteligência artificial e reconhecerá rostos similares como novo critério de busca.

Importa notar que já de momento é possível encontrar álbuns e seleções de fotografias agrupadas pelo próprio Google Fotos com base neste mesmo critério. Porém, até ao momento esta não é uma função presente na pesquisa disponível para o utilizador.

Tal facto deve mudar com uma atualização da app para Android e iOS (iPhone), permitindo usar o rosto de uma determinada pessoa como critério de busca. Ou seja, para encontrar mais fotos em que essa pessoa também esteja presente.

Função de pesquisa chegará à App para Android e iOS (iPhone)

Google Fotos App Android iOS
Novo filtro de pesquisa com base no rosto. Crédito: AndroidPolice.

A nova função de pesquisa dentro do Google Fotos usará, como sistema de IA, o motor do Google Lens para reconhecimento rápido não só de objetos, como acima ilustrado, mas futuramente de rostos.

Ou seja, pegando neste "cérebro" de IA e adaptando-o para encontrar rostos similares nos nossos catálogos de fotos, ao invés de produtos similares à venda na Internet.

Em suma, será uma forma mais fácil de encontrar uma determinada pessoa, caso já tenhamos pelo menos uma fotografia do seu rosto no nosso acervo do Google Fotos. De momento, esta função está em fase de testes, disponível apenas para um grupo seleto de utilizadores da plataforma.

Dito isto, não temos uma previsão concreta da sua chegada. Caso aconteça, porém, deverá estar disponível para dispositivos móveis Android e iOS.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.