Google Fotos para Android corrige finalmente uma das grandes falhas da app

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Quem possui um smartphone Android certamente usa o serviço Google Fotos para fazer uma cópia de segurança das suas fotografias. Sobretudo quem gosta de organizar as suas fotografias em álbuns para mais facilmente as encontrar.

Até agora, os utilizadores deste serviço não conseguiam remover fotografias desses álbuns diretamente para o lixo na aplicação Android. Uma limitação estranha que foi finalmente corrigida pela Google.

Google Fotos já permite mover fotos para o lixo diretamente dos álbuns

Caso algum dos teus álbuns tenha uma fotografia que já não te interesse, poderás facilmente removê-la diretamente para o lixo. Para isso, basta selecionar a foto em questão e selecionar a opção “Mover para o lixo”.

Google Fotos

O mesmo pode ser feito enquanto navegas pelos teus álbuns. Caso encontres uma fotografia que desejas eliminar, só terás de carregar nos três pontos no canto superior direito e selecionar a opção “Mover para o lixo” no final do menu apresentado.

Importa sublinhar que esta funcionalidade apenas está disponível para álbuns privados. Aqueles que tenhas partilhado com algum contacto, será necessário recorrer ao método antigo para a sua remoção.

Até agora, caso o utilizador usasse a aplicação Android do Google Fotos, primeiramente teria de remover a fotografia do álbum. Posteriormente, teria de a encontrar na sua biblioteca e só assim a poderia mover para o lixo.

Esta cadeia de processos deixa de ser necessária com a mais recente versão da aplicação do Google Fotos para Android. Basta selecionar a fotografia que desejas apagar e movê-la diretamente para o lixo.

Esta opção já existia na versão desktop do serviço Google Fotos. Ademais, também a sua aplicação para iOS oferece a mesma possibilidade, porém, por razões desconhecidas, só agora é implementada na respetiva versão para Android.

Tal imitação já era do conhecimento da Google há pelo menos três anos. Na rede social Twitter, o diretor de produto do Google Fotos já havia admitido a limitação e referiu que isso era algo em que a sua equipa se encontrava a trabalhar.

Não sabemos porque a Google demorou tanto tempo a corrigir esta lacuna, mas felizmente já o fez. A partir de agora, será bem mais simples remover fotografias indesejadas nos teus álbuns.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.