Google apresenta a iniciativa Protected by Android a estrear no Android 13

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os consumidores têm vindo a esperar e exigir mais privacidade para os seus dados e informações armazenadas nos respetivos tablets e smartphones Android. A pensar nisso, a Google estará a trabalhar numa nova iniciativa apelidada de "Protected by Android" a ser introduzida com a próxima versão do sistema operativo da marca, o Android 13.

Com efeito, a tecnológica norte-americana divulgou, inclusive, um pequeno vídeo onde podemos ver algumas das principais novidades e mais-valias desta "plataforma". Aí é nos apresentado o sistema Protected by Android que visa, sobretudo, proteger os utilizadores contra malware e outras ameaças de software que possam por em risco a segurança dos nossos dados e informações.

O Protected by Android deve estar incorporado na versão Android 13

A plataforma foi primeiramente avistada pela publicação 9to5Google, ao passo que o vídeo foi publicado pela própria Google. Aí, no breve trecho de 50 segundos vemos alguns dos destaques e formas de o sistema manter as informações do utilizador a salvo.

O intuito é nobre e visa eliminar a necessidade de nem sequer pensarmos numa aplicação dedicada para malware, muito menos um anti-vírus para Android, categoria de apps que, amiúde, faz mais mal que bem a um dispositivo Android comum.

Em suma, este vídeo mostra-nos as funcionalidades da plataforma e do ecossistema Google. Em primeiro lugar temos a "Verified by Play Protect", a garantia de proteção contra apps falsas, malware, spyware e outras ameaças que possam tentar entrar nas aplicações disponíveis na Google Play Store.

Reforço de segurança a ser introduzido pela Google no Android 13

Em segundo lugar a nova plataforma informará o utilizador sobre as atualizações mensais de segurança. Algo que, até ao momento, tem vindo a ser distribuído pelas fabricantes de dispositivos móveis sob a forma de patches mensais que, por sua vez, são distribuídos pela própria Google às principais OEM's.

Por fim, esta plataforma facilitará a localização e gestão das permissões atribuídas a cada app. Desse modo, o utilizador terá um centro de controlo localizado e simples de usar. Aí poderá inteirar-se do estado de segurança do seu dispositivo móvel e respetivas informações nele constantes.

Resta agora aguardar pelo continuar do desenvolvimento desta nova funcionalidade que se espera estar integrada na versão Android 13 da Google. Numa última nota, esta versão deve ser distribuída no final de 2022 pela tecnológica norte-americana.

Editores 4gnews recomendam:

  • Altice Portugal: dona da MEO com aumento de 11,5% nas receitas do 1.º trimestre de 2022
  • NOS: operadora nacional lança serviço inovador para a rede fixa e rede móvel em Portugal
  • Android: apaga já estas apps antes que roubem a tua pass do Facebook
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.