Google está a desenvolver smartphones dobráveis mas não vão sair tão cedo

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Após o keynote da Google, a pergunta pairou no ar: irá a empresa de Mountain View lançar num Pixel dobrável? A resposta é sim mas não tão cedo, de acordo com o líder de desenvolvimento dos Pixel Mario Queiroz.

Mario admitiu que a Google tem vindo a trabalhar em protótipos dobráveis há bastante tempo. Contudo, o líder da divisão Pixel afirma que ainda não há razão para utilizarmos tal formato. Apenas é algo 'interessante' de ter mas não necessário.

De facto, um dos tópicos mais quentes no mundo dos telemóveis são os smartphones dobráveis. A Samsung arrancou esta nova tendência com o Galaxy Fold, seguido da Huawei com o Mate X.

Entretanto outras empresas como Xiaomi, Lenovo e Oppo já deram os primeiros passos e irão também lançar ou pelo menos anunciar telemóveis com ecrãs dobráveis.

Google Pixel dobrável pode não estar perto mas o software existe

Uma das funcionalidades mencionadas pela Google no seu Keynote foi a continuidade de ecrã. Esta é uma capacidade do vindouro Android Q preparada especificamente para smartphones dobráveis.

Com a continuidade de ecrã, um telemóvel dobrável irá expandir o conteúdo que estava a ser exibido no ecrã mais pequeno com o telemóvel fechado. Ou seja, o utilizador abre ou fecha o telemóvel e a interface acompanha.

Assim sendo, parece que a Google partilha a mesma opinião da LG onde considera os telemóveis dobráveis interessantes mas que é demasiado cedo. Pessoalmente, considero importante termos posições diferentes das marcas.

A Google atingiu bastante sucesso com os seus Pixel 3 e ontem anunciaram a linha mais económica Pixel 3a, que retém algumas características do original. Portanto, podemos dizer que a Google para já vai apostar no seguro, apesar de ter truques na manga.

Editores 4gnews recomendam:

  • Já podes instalar o Android Q nestes 23 smartphones
  • Google revela que Android Pie está presente em 10% dos equipamentos
  • Lyft sofre com prejuízo massivo de mais de mil milhões de dólares
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.