Google Contactos
Google Contactos

A aplicação Google Contactos, não tem sofrido alterações nos últimos tempos. Teve o seu lançamento inicial a 3 de Março de 2015 e faz parte dos serviços gratuitos fornecidos pela Google.

Interage com a plataforma de email da Google – Gmail –  e a sua interoperabilidade e sincronização é feita com os sistemas operativos: Android, iOs e Windows Phone. Ou até mesmo aplicações, como o Microsoft Outlook e o Mozilla Thunderbird, através da plataforma de sincronização da Google.

Vê também: Fluent Design System da Microsoft chegará ao Windows 10 Mobile

   

A última grande actualização nesta aplicação decorreu no ano passado com a introdução do menu hamburger e a habilidade de juntar contactos duplicados num só. Sofreu ainda um melhoramento no seu design e na forma como os contactos são visionados.

Novo design do Google Contactos

 

Google Contactos
À esquerda: Google Contactos 1.6 | À direita: Google Contactos 2.0

A versão 2.0 desta aplicação conta com upgrades minimos na sua interfarce. A forma como os contactos são dispostos mantêm-se semelhante. A primeira mudança está na possibilidade de podermos trocar de conta, e aceder assim à nossa conta profissional,  permitindo uma melhor gestão dos contactos.

A imagem que identifica cada contacto foi reduzida apenas a um pequeno circulo em vez de cobrir todo o quadrante superior do display.

Outra pequena alteração está na impossibilidade de linkar um contacto. Agora é possível sim, mover o contacto para outra conta google. O botão de editar também foi alterado para um formato flutuante.

Mais modificações

Quando acedemos às definições da aplicação agora podemos escolher qual a conta Google que queremos usar, assim como escolher o destino para onde queremos exportar os contactos.

A aplicação permite ainda suporte para o canal de notificações do Android O, com um canal único denominado “Notificações”. A página de boas vindas também foi modificada para proporcionar uma sensação de acolhimento.

Para teres acesso a esta aplicação tens que fazer download e instalar manualmente o apk que vai substituir a aplicação existente.

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy S8 com Exynos 8895 bate recorde de performance

Nokia: novo rumor indica que serão lançados mais quatro smartphones este ano

Motorola: Estes são os Moto que chegarão ao mercado em 2017

Aveirense de gema. Enfermeiro por vocação. Entusiasta de novas tecnologias e da sua aplicação no nosso dia-a-dia. É fantástico este novo mundo da tecnologia. Sinto-me sortudo em partilhar convosco todas as notícias / rumores que agitam a blogosfera tecnológica.