Google confirma que Android vai finalmente ter o seu 'AirDrop' em breve

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Durante anos, os utilizadores Android pediram que o sistema operativo pudesse copiar o AirDrop. Com esta funcionalidade, os utilizadores Apple podem partilhar ficheiros entre dispositivos de forma rápida e segura.

Com isto em mente, eis que a Google confirma finalmente o lançamento de uma opção semelhante. Ficará conhecida como Nearby Share e chegará brevemente a todos os smartphones com Android Marshmallow ou superior

A confirmação foi dada pela Google à publicação Android Police, que teve ainda a oportunidade de experimentar o Nearby Share. Graças a isso, temos já uma ideia bastante clara de como tudo funcionará.

Nearby Share permitirá partilhar vários ficheiros entre várias plataformas

Tal como foi referido há poucos dias, o Nearby Share não irá funcionar apenas entre smartphones. Outras plataformas serão compatíveis com a funcionalidade e espera-se que Windows, macOS e ChromeOS estejam entre os eleitos.

Pelo que o Android Police conseguiu apurar, esta funcionalidade permitirá a partilha de fotos, vídeos, URL´s e tweets. Mais ficheiros poderão vir a ser suportados, mas estes foram os únicos confirmados pela fonte.

Assim sendo, sempre que quiseres partilhar um destes ficheiros, só terás de carregar no botão de partilha. Aí, encontrarás a opção Nearby Share, como se de outra aplicação se tratasse.

A contrário do que acontece com o AirDrop, esta funcionalidade funcionará com qualquer marca de smartphones, desde que corra Android. Ademais, o recetor não necessita de estar na tua lista de contactos.

Tudo o que ele necessita de fazer é ter a opção ativa e o seu smartphone visível. Cumpridos estes requisitos, a partilha dos ficheiros carece ainda de uma confirmação da parte do recetor e do remetente.

Quando chegará o Nearby Share

Infelizmente, a Google não confirmou quando irá disponibilizar esta funcionalidade aos seus utilizadores. Ainda assim, não será de admirar que ela fique disponível com o lançamento da versão final do Android 11, até porque esta opção já se encontra em fase beta.

Resta ainda saber de que forma aqueles que não têm um Google Pixel poderão usufruir do Nearby Share. Será esta funcionalidade disponibilizada diretamente pela Google ou estaremos, uma vez mais, dependentes das marcas para tal?

Editores 4gnews recomendam:

  • Google marca evento para o próximo mês! Google Chromecast e mais a caminho
  • Google Fotos: uma enorme atualização está a chegar! Conhece as novidades (APK download)
  • Google Pixel 5 XL: capa protectora revela o seu design!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.