Google Chrome: versão Android será mais segura mas mais "faminta" por RAM

António Guimarães
Comentar

Não é segredo que o Google Chrome é um devorador de memória RAM na sua versão desktop e Android. De acordo com o Android Authority, uma nova atualização vai deixar o navegador ainda mais faminto por memória mas mais seguro, no entanto.

O Google Chrome ficará mais seguro utilizando uma função chamada isolamento de site. Esta função faz com que o Chrome carregue cada site num processo separado, impedindo sites maliciosos de entrar nos dispositivos através de sites legítimos. Esta função já existe na versão desktop mas não está nativa no Android.

Na verdade, o isolamento de sites só estava previamente ativo no Android em páginas que requeiram uma palavra-passe para entrar. Isto porque o isolamento de sites consome bastantes recursos e pode prejudicar o desempenho em telemóveis de gama de entrada, com especificações mais básicas.

Isolamento de sites passará a estar ativo na maioria dos telemóveis

A versão estável do Google Chrome que irá receber a atualização é a 77, estando a beta na versão 78. Para desempenhar o isolamento de sites da melhor forma, basta que um telemóvel tenha pelo menos 2 GB de RAM. Este critério já cobre a maioria dos equipamentos hoje em dia.

Entretanto, a Google indica que já está a trabalhar no isolamento de sites para que não consuma tanta memória RAM. É crucial que a Google melhore o consumo dessa função pois ao contrário do computador, a maioria dos utilizadores dispõe de pouca memória nos telemóveis e cada unidade é preciosa.

É importante salientar que a Google possui o Chrome Canary, disponivel na Play Store. Esta é a versão beta onde a Google testa todas as funções antes de lançar na app estável. Assim sendo, caso queiras espreitar as novidades futuras do Chrome, experimenta. Contudo, fica ciente que erros e instabilidade são comuns.

Experimenta o Chrome Canary na Google Play Store

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.