A Google continua a aplicar tecnologias de Inteligência Artificial (IA) nos seus serviços. O mais recente contemplado é o seu navegador Google Chrome, com opções que te ajudarão a trabalhar melhor e a personalizar o browser.
As duas primeiras novidades, que explicaremos abaixo, começarão a chegar aos utilizadores com a versão 121 do Chrome. Já a terceira, com o intuito de ajudar os utilizadores a escrever melhor, chegará apenas no próximo mês.
Chrome recebe novo organizador de separadores com IA
A primeira novidade divulgada pela Google é um organizador de separadores com recurso à Inteligência Artificial. Este poderá ser encontrado na seta para baixo posicionada no canto superior esquerdo do navegador no Windows ou no canto direito no caso do macOS.
Aí, os utilizadores encontrarão uma nova opção denominada "deixa o Chrome encontrar novos grupos de separadores". Ele irá sugerir novos grupos baseados nos separadores abertos para ajudar os utilizadores a encontrar aquilo que procuram.
A conclusão deste processo só acontecerá após escolheres um nome para esse grupo de separadores e até um emoji. Estes passos terão de ser aceites manualmente pelos utilizadores.
Criação de temas com recurso à IA
A segunda novidade baseia-se naquilo que a Google já disponibiliza no Android e nos smartphones Pixel. Trata-se de uma ferramenta que irá criar temas para o browser através da IA.
Esta opção estará na barra lateral do Chrome junto da opção de personalização já existente. Aí, poderás solicitar a criação de um novo tema com base num assunto, humor, estilo visual e cor.
"Ajuda-me a escrever" irá melhorar a qualidade dos teus textos
Para o próximo mês, está prometido o lançamento do "ajuda-me a escrever". Esta opção estará disponível em qualquer caixa de texto presente no Chrome e o objetivo é melhorar a qualidade da escrita dos utilizadores.
Para começar, o utilizador terá de introduzir algumas palavras na caixa de texto para fornecer algum contexto à IA. Em seguida, o utilizador poderá escolher o tom do texto (formal ou descontraído) e até a extensão do mesmo.
Estas novidades começarão a chegar aos utilizadores com a versão 121 do Chrome, com distribuição faseada. Para poderes usufruir delas terás de iniciar sessão com a tua conta Google e ativar a opção "IA experimental" nas definições do teu navegador.