Google Chrome recebe novo design Material You, vê o que muda

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

As alterações chegam também o Chrome Canary, a versão de testes do navegador mais popular do mundo. Em causa está a chegada do Material You, com o seu grande motor de personalização e geração de Temas, lançado em simultâneo com o Android 12 da Google.

Este mesmo design tem chegado de forma gradual a várias aplicações Android, sobretudo às que são desenvolvidas pela própria Google, presente também nas UI's ou interfaces de utilizador de várias fabricantes.

Temas Dinâmicos chegam também ao Google Chrome Canary

Google Chrome Canary Material You
Crédito: AndroidPolice

Aliás, em boa verdade, esta mesma filosofia de design Material You, e respetivo motor de temas dinâmicos, tem feito o seu caminho até várias plataformas da Google. Tome-se, por exemplo, o Gmail, entre outras.

Google Chrome
Crédito: AndroidPolice

A partir de agora temos, tanto na mais recente iteração do Chrome Canary - versão 110 - disponível para a computadores Mac, Windows (PC), bem como para ChromeOS e para Linux. Ademais, chegará também ao Chrome na sua versão estável.

Funcionalidade chegará também à versão estável do Chrome

Google Chrome Canary Material You
Crédito: AndroidPolice

Ao contrário do Material You para smartphones Android e respetivo motor de Temas Dinâmicos, o Chrome não acede ao papel de parede definido pelo utilizador no seu computador.

Ao invés, tal como apontou primeiramente o utilizador da plataforma Reddit, u/Leopeva64-2, a interface do Chrome vai, de forma dinâmica, assumir as cores dominantes de um papel de parede ou wallpaper que o utilizado definir para a página de Novo Separador.

Temas Dinâmicos trarão mais personalização para o Google Chrome

Google Chrome
Crédito: AndroidPolice

Esta funcionalidade pode ser ativada através das Flags do Canary. Mais concretamente, através da "chrome://flags/#ntp-comprehensive-theming".

De qualquer modo, torna-se óbvia a intenção da Google em aplicar o design Material You também para o seu navegador Chrome. Em suma, é agora uma questão de tempo até que a funcionalidade migre também para a versão estável do Chrome.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.