Google Chrome: nova ferramenta IA vai elevar experiência de utilizadores iOS e Android

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Chama-se Search Generative Experience (SGE) e é uma nova ferramenta, baseada em Inteligência Artificial, do Google Chrome.

O recurso chega com o objetivo de elevar a experiência de utilização do browser em equipamentos iOS e Android.

Google Chrome SGE resume informação pesquisada para o utilizador

imagem do logotipo da Google com uma lupa
Inteligência Artificial vai fazer resumo de termos pesquisados no Google Chrome Crédito@Simon/Pixabay

A Google acaba de anunciar um novo recurso na versão Chrome para iOS e Android. A ferramenta, baseada em Inteligência Artificial, vai resumir a informação pesquisada para os utilizadores. Por outras palavras, o browser passa a dar um parágrafo informativo sobre o termo pesquisado, antes dos resultados fornecidos.

De acordo com as informações divulgadas em comunicado, esta ferramenta está ainda em fase experimental, mas pode ser já utilizada a nível global.

Todos os utilizadores interessados podem ativar o novo recurso no programa Search Labs. Para já, a ferramenta está disponível para Chrome nas suas versões para Android e iOS, mas durante os próximos dias vai também chegar à versão do browser para PC.

Na prática, o recurso recorre a pontos-chave de vários artigos encontrados na pesquisa para fazer um resumo objetivo sobre o termo pesquisado. A Google salienta que este resumo é feito apenas a partir de artigos disponíveis para o público, a título gratuito.

Outra das novidades da ferramenta SGE é a opção “Explorar na página” que permite que os utilizadores vejam as perguntas a que o artigo responde e seguir diretamente para o tópico de interesse mais relevante.

Sundar Pichai, CEO da Google, revelou que o feedback dos utilizadores sobre este novo recurso tem sido positivo e que este pode ser o caminho da pesquisa no futuro. O comunicado da imprensa termina a incentivar os utilizadores a darem a sua opinião sobre o novo recurso através do Search Labs do Chrome.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt