Ao utilizar o navegador Google Chrome é provável que já tenham fechado um separador ou aba por engano, algo que particularmente frustrante em cenários de trabalho. A pensar nisso a tecnológica trabalha já num novo atalho útil para evitar estes lapsos do utilizador.
Ainda que seja possível, através do menu "Histórico" ver as páginas fechadas recentemente, a tecnológica quer minimizar o desconforto provocado pelo fechar de uma aba. Nesse sentido, já temos novidades disponível através da plataforma Google Canary.
Há uma função extremamente útil em testes no Google Chrome

Acima vemos os recursos atualmente disponíveis, nomeadamente o menu Histórico ou History consoante o idioma definido pelo utilizador. Também aí podemos "salvar" e reabrir um separador erroneamente fechado. Este é o atual status quo do browser.
No entanto, a empresa está a aplicar já ao Google Canary, a versão de testes do navegador, uma opção que está adstrita à pesquisa de separadores recentemente disponibilizada para o público geral. Aí, passaremos a ver os separadores recentemente fechados.
Atente-se na nomenclatura "recently closed Tabs". A novidade operará como uma "área de transferência", um clipboard para as abas ou separadores que, mesmo fechadas, permanecerão na memória do browser caso as queiram reabrir em caso de necessidade.
O Chrome Canary tem novas opções para recuperar separadores

Acima vemos a função a ser implementada, segundo avança a publicação AndroidPolice. Será um complemento para o menu recentemente introduzido com as últimas atualizações do navegador, vindo trazer mais informações para este novo setor.
Note-se que para já não há opção para "Limpar" ou remover a listagem de separadores recentemente fechados. Algo que pode saturar o novo menu e condicionar a informação apresentada nesta área, ainda que tal possa vir a ser introduzido.
Salientamos que as funções disponíveis no Chrome Canary nem sempre chegam à versão final e estável do Google Chrome. Aliás, é frequente vermos algumas ferramentas a receber vários "retoques" antes de chegarem às mãos do público, portanto, podemos ter um reforço da nova opção de pesquisa e apresentação dos navegadores recentemente fechados.
Há mais novidades e melhorias a caminho do Google Chrome
A tecnológica está a preparar outras funções para otimização do fluxo de trabalho através do seu navegador, sendo a "área de transferência" dos separadores apenas um exemplo. Há muito mais a ser preparado e a chegar ao Chrome Canary.
De qualquer modo, será uma mais-valia para quem fechou, por lapso, uma aba e quer rapidamente aceder à mesma. Mais ainda, para computadores com ecrã touch pode ser um recurso mais útil e expedito que navegador pelo histórico.
Atualmente podemos reabrir as guias ou separadores fechados ao aceder ao menu "Histórico". Alternativamente podem tirar proveito do atalho CTRL + Shift + T até ser aberta a aba pretendida.
Em caso de interesse, podem descarregar o Canary, tendo acesso às principais funções beta.
Editores 4gnews recomendam: