Google Chrome 94 disponível para download com as novidades mais pedidas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A mais recente versão do browser mais popular do mundo, o Google Chrome 94, já está disponível para download e / ou instalação para computadores Windows e Mac. As novidades trazem algumas das funções mais pedidas pelos utilizadores nos últimos meses.

Escassas semanas após disponibilizar o Google Chrome 93, a gigante norte-americana brinda-nos com uma nova versão repleta de novidades. O novo Chrome tem agora uma página de novidades, página de definições totalmente renovada e muito mais!

Chegou a nova versão do navegador Google Chrome 94

Google Chrome 94
A mais recente versão está atualmente em distribuição pela tecnológica norte-americana.

A Google obedece atualmente a um calendário sensivelmente mensal para as novas distribuições do navegador e tem-se mantido fiel a esta calendarização. A cada quatro semanas temos assim novidades, tais como as que ficamos agora a conhecer.

Assim sendo, é já possível descarregar a nova versão - Google Chrome 94 - ou atualizar as versões já instaladas em computadores Windows e / ou Mac. Neste último caso basta aceder ao menu dos três pontos - Definições - Verificar agora. A nova versão será automaticamente sinalizada pelo browser, instaladas e, por fim, será necessário reiniciar o Chrome.

Mais adiante, esta mesma versão também chegará às plataformas móveis Android e iOS. Não há, contudo, data precisa para o início da distribuição via Google Play Store e App Store.

O Chrome apresenta uma nova página dedicada às novidades do browser

Google Chrome
Cabeçalho da nova página de novidades apresentada pelo navegador da Google.

Em primeiro lugar temos agora direito a uma página dedicada às novidades do navegador. É, com efeito, apelidada de "Whats new" e apresenta-nos uma súmula das novidades introduzidas com cada versão, útil para comparar as mudanças introduzidas.

Em segundo lugar temos uma renovação total da página / secção de Ajustes e Definições do Google Chrome. Agora o menu da configuração divide-se em várias secções e só são apresentadas as opções da dita secção no ecrã. Para aceder às demais secções temos que aceder aos diferentes ajustes, sendo essencialmente uma mudança cosmética e organizacional.

Podem ver, por exemplo, todas as mudanças aplicadas ao aceder às Definições do Google Chrome. Para tal, basta clicar no menu dos três pontos verticais localizados na extrema-direita, na barra superior. Em síntese, deixamos de ter menus colapsáveis para sermos encaminhados para cada uma das secções individuais.

As atualizações chegam mensalmente à versão estável do Chrome

With Chrome, we’re all about improving with iteration. That’s why we release new features in Beta weekly - so you can preview features in development and give us feedback. Read about some of the new experiments, ready for testing right now: https://t.co/QsavIYtYoa (1/2) pic.twitter.com/seAEz7xpSm

— Chrome (@googlechrome) 15 de setembro de 2021

Em terceiro lugar temos mais opções de partilha de conteúdo através do navegador. Está mais similar à experiência de utilizador do browser no Android e / ou iOS ao ser possível gerar um link para a partilha de uma determinada página web, ou código QR.

Para partilhar uma determinada página, ou secção dessa página é necessário, em primeiro lugar, ativar tal opção no menu das bandeiras ou "Flags". Basta, para o efeito, seguir esta ligação, copiando e colando a seguinte mensagem na barra de endereços do Google Chrome: chrome://flags/#sharing-hub-desktop-omnibox

A segurança foi reforçada na utilização do nvagador Google Chrome

Temos ainda várias outras melhorias mais discretas com o intuito de melhorar a segurança do Google Chrome. Entre estas temos, por exemplo, a função HTTPS-First que força o acesso a websites através do padrão HTTPS para maior segurança. Ao mesmo tempo, apresenta um aviso em todas as páginas em que tal não é possível e / ou não está disponível.

Para dispositivos iOS também acrescenta a função de download e execução de ficheiros .mobileconfig. De igual modo, também permite selecionar várias páginas dos separadores / abas para realizar ações em lote no iOS.

Por fim, as novidades estão já disponíveis para Windows e Mac, bastando descarregar a nova versão ou atualizar a existente nos respetivos computadores.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.