A mais recente versão do browser mais popular do mundo, o Google Chrome 94, já está disponível para download e / ou instalação para computadores Windows e Mac. As novidades trazem algumas das funções mais pedidas pelos utilizadores nos últimos meses.
Escassas semanas após disponibilizar o Google Chrome 93, a gigante norte-americana brinda-nos com uma nova versão repleta de novidades. O novo Chrome tem agora uma página de novidades, página de definições totalmente renovada e muito mais!
Chegou a nova versão do navegador Google Chrome 94
A Google obedece atualmente a um calendário sensivelmente mensal para as novas distribuições do navegador e tem-se mantido fiel a esta calendarização. A cada quatro semanas temos assim novidades, tais como as que ficamos agora a conhecer.
Assim sendo, é já possível descarregar a nova versão - Google Chrome 94 - ou atualizar as versões já instaladas em computadores Windows e / ou Mac. Neste último caso basta aceder ao menu dos três pontos - Definições - Verificar agora. A nova versão será automaticamente sinalizada pelo browser, instaladas e, por fim, será necessário reiniciar o Chrome.
Mais adiante, esta mesma versão também chegará às plataformas móveis Android e iOS. Não há, contudo, data precisa para o início da distribuição via Google Play Store e App Store.
O Chrome apresenta uma nova página dedicada às novidades do browser
Em primeiro lugar temos agora direito a uma página dedicada às novidades do navegador. É, com efeito, apelidada de "Whats new" e apresenta-nos uma súmula das novidades introduzidas com cada versão, útil para comparar as mudanças introduzidas.
Em segundo lugar temos uma renovação total da página / secção de Ajustes e Definições do Google Chrome. Agora o menu da configuração divide-se em várias secções e só são apresentadas as opções da dita secção no ecrã. Para aceder às demais secções temos que aceder aos diferentes ajustes, sendo essencialmente uma mudança cosmética e organizacional.
Podem ver, por exemplo, todas as mudanças aplicadas ao aceder às Definições do Google Chrome. Para tal, basta clicar no menu dos três pontos verticais localizados na extrema-direita, na barra superior. Em síntese, deixamos de ter menus colapsáveis para sermos encaminhados para cada uma das secções individuais.
As atualizações chegam mensalmente à versão estável do Chrome
Em terceiro lugar temos mais opções de partilha de conteúdo através do navegador. Está mais similar à experiência de utilizador do browser no Android e / ou iOS ao ser possível gerar um link para a partilha de uma determinada página web, ou código QR.
Para partilhar uma determinada página, ou secção dessa página é necessário, em primeiro lugar, ativar tal opção no menu das bandeiras ou "Flags". Basta, para o efeito, seguir esta ligação, copiando e colando a seguinte mensagem na barra de endereços do Google Chrome: chrome://flags/#sharing-hub-desktop-omnibox
A segurança foi reforçada na utilização do nvagador Google Chrome
Temos ainda várias outras melhorias mais discretas com o intuito de melhorar a segurança do Google Chrome. Entre estas temos, por exemplo, a função HTTPS-First que força o acesso a websites através do padrão HTTPS para maior segurança. Ao mesmo tempo, apresenta um aviso em todas as páginas em que tal não é possível e / ou não está disponível.
Para dispositivos iOS também acrescenta a função de download e execução de ficheiros .mobileconfig. De igual modo, também permite selecionar várias páginas dos separadores / abas para realizar ações em lote no iOS.
Por fim, as novidades estão já disponíveis para Windows e Mac, bastando descarregar a nova versão ou atualizar a existente nos respetivos computadores.
Editores 4gnews recomendam: