Google Blob Opera: a brincadeira de Natal para encerrar 2020

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

A Google deu a conhecer a sua mais recente brincadeira de natal, o Blob Opera. Trata-se de uma experiência interativa que dá aos interessados a possibilidade de criar diversas melodias ao explorar o canto lírico e as suas possibilidade.

Esta é a forma de a Google se despedir de 2020, entregando aos utilizadores uma ferramenta dinâmica e criativa onde podemos brincar e passar um bom bocado. Socorre-se do machine learning e das vozes de talentosos artistas.

Cria a tua música no Google Blob Opera

Acede à plataforma e desfruta do Blob Opera da Google

A experiência homenageia e explora o instrumento musical original: a voz. Para pontuar o natal de 2020, a Google desenvolveu um modelo de machine learning treinado com as vozes de quatro cantores de ópera. Isto para criar uma experiência envolvente para todos, independentemente das suas habilidades musicais.

De acordo com a Google, entre o leque de cantores contam-se o tenor, Christian Joel, o baixo Frederick Tong, meio-soprano Joanna Gamble e a soprano Olivia Doutney. Estas são as vozes que cantaram e gravaram durante várias horas para dar vida ao Blob Opera.

Vale a pena frisar que, na experiência, o utilizador não ouve as vozes deles, mas sim a forma como o modelo de machine learning compreendeu como é o canto lírico com base no que aprendeu com os cantores líricos.

Por outras palavras, a Google captou a essência da voz humana, alimentando o seu algoritmo de inteligência artificial e machine learning, para agora dar vida a voz a esta produção, a Blob Opera.

Na prática, a experiência permite que o utilizador toque Blob Opera, alterando o som dos tons e das vogais para criar a sua própria composição. Os blobs ou bolhas, respondem e harmonizam-se em função dos inputs do utilizador e em tempo real.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.