A gigante das pesquisas estava distraída. Colhendo os frutos de anos de liderança incontestada, de constantes aperfeiçoamentos ao seu ecossistema de serviços Google e parca concorrência séria, não será errado dizer que a Google se descuidou nesta área.
Abalada, porém, com o terramoto que o ChatGPT provocou já no final de 2022 em toda a Internet, os sinais de alerta soaram então como não havia memória.
A urgência? Criar algo similar ao ChatGPT no Google e da própria Google, ou seja, a marcar presença no seu motor de busca, detido e controlado pela própria empresa.
ChatGPT não é uma mera brincadeira, mas sim uma amostra do potencial da IA
A resposta? Um novo trovador automático, o Bard AI como novo produto Google a ser integrado no motor de pesquisa Google.
É a resposta forte e objetiva da empresa liderada por Sundar Pichai após a Microsoft ter feito o mesmo escassas horas antes com o seu novo Edge e, mormente, o renovado motor de busca Bing.
Tendo provado o seu mérito nas mais variadas tarefas, sobretudo na escrita e resposta bem estruturada já conhecidas. Certo é que as capacidades de diálogo do ChatGPT estão a anos-luz das respostas padrão de uma Assistente Google, por exemplo.
Motor de busca Google e Assistente Google colherão os frutos do ChatGPT
Pese embora a Assistente Google seja francamente a melhor assistente virtual no mercado, subitamente tornou-se extremamente genérica e aborrecida perante as capacidades sobejamente conhecidas do mencionado ChatGPT.
Em primeiro lugar no motor de busca, a Inteligência Artificial entregará aos utilizadores mais informação contextual. Fá-lo-á de forma mais fluída e natural que nunca, tudo através de um formato bem conhecido de qualquer utilizador, os resultados da pesquisa.
O sentido de urgência, inédito entre as grandes tecnológicas, ficará para sempre cristalizado com a apresentação da Google em Paris e pela apresentação prévia da Microsoft. Em ambos os eventos a tónica - única - foi a Inteligência Artificial e o modo como passaria a estar presente nos produtos das respetivas empresas.
Será caso para dizer, finalmente? Sim, sem a menor sombra de dúvida após anos de avanços ténues em que a IA foi usada como símbolo de marketing e pouco mais. Finalmente, temos ferramentas práticas, com potencial de impactar significativamente as nossas vidas, articuladas e potenciadas pela Inteligência Artificial.
Google revelou as novidades baseadas na IA em Paris
O Bard AI da Google está ainda em fase experimental. Porém, demonstra capacidades muito similares ao que já conhecemos do famoso ChatGPT. Esta "amostra" divulgada pela gigante norte-americana será incorporada nos produtos-chave da empresa, no seu "Core", existissem ainda dúvidas sobre a importância da IA, ficam assim dissipadas.
De momento, porém, o Bard AI está em fase de testes, ainda que uma distribuição e disponibilidade geral seja expectável para "as próximas semanas".
Por fim, podemos acima ver uma amostra das suas capacidades, demonstrando o poder dos vários modelos de linguagem e capacidade de pesquisa de informação. Mais que uma curiosidade será, muito em breve, uma das ferramentas que moldará o panorama tecnológico mundial.
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