Google baniu 13 aplicações da PlayStore por malware (dos grandes)

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Se segues a 4gnews sabes que não sou daqueles de escrever sobre malwares ou tretas do género, aliás, a maior parte desses artigos são autênticos clickbaits que esperam que a tua visualização valha o fraco conteúdo que esses sites apresentam.

Mas hoje abri uma exceção à regra, depois de ler o que este malware é capaz de fazer e, como 13 aplicações são um montante significativo para teres a certeza que não o tens nenhuma delas instalada, resolvi escrever sobre o assunto.

Determinadas aplicações foram detetadas e banidas da PlayStore por apresentarem Malware no seu código, mas e que malware este.

Vê ainda: Sexy Google, o teu novo motor de busca pessoal

As aplicações funcionam tipo a máfia, quando uma entra as outras vão ganhando acesso. A app depois de instalada consegue fazer o download de outras aplicações desse tal "gangue" ao ponto de as ir instalando uma a uma. Para além de meras instalações as aplicações conseguem em teu nome e de uma forma automática, deixar o rating positivo na PlayStore. Portanto, não só aumentam o número de downloads, mas também o aumentam a critica positiva, isto tudo sem o conhecimento do utilizador.

Mas se até agora o caso tá mau, as coisas tornam-se ainda piores. Estas 13 aplicações conseguem saber se o terminal tem acesso a Root, caso o smartphone esteja "rooteado", a aplicação instala-se no meio de ficheiros de sistema. Mesmo que as apagues e restaures as definições de origem elas não desaparecem e o teu rating continuará positivo.

Não se sabe ao certo o que é que as aplicações tencionavam tirar de ti, se apenas aumentar os downloads na Playstore ou se apanhar alguma outra informação como dados de GPS, cartões de crédito ou passwords.

Estas são as apps:

Imaginando que tens uma destas aplicações no smartphone o que deves fazer é o seguinte: Se não tiveres Root, desinstala a aplicação e faz "restauro de fábrica" no teu smartphone, convém guardares no backup o mínimo possível porque o malware pode estar escondido em qualquer lado. Se tiveres root no smartphone, terás de flashar a ROM original e tal como na outra situação, fazer o backup do mínimo possível.

É triste ver que desenvolvedores tem duas caras e se temos pessoal que trabalha arduamente para fazer da nossa vida melhor com aplicações fantásticas, outros são egoístas o suficiente para fazer este tipo de código.

Talvez queiras ver:

  • Marca Motorola irá desaparecer do mercado em breve dando lugar à Lenovo
  • Xiaomi confirma Redmi 3 com bateria de 4100 mAh
  • Primeiro smartphone com Snapdragon 820 custará 600$ – LeTV Le Max Pro
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.