Google Assistant vai mudar a forma como interage contigo

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Se és utilizador do ecossistema Google, é provável que interajas diariamente com a Google Assistant. Seja em inglês ou português, há pormenores na assistente virtual que podem ser melhorados. E há um deles que se prepara para mudar.

A verdade é que quando que mandamos a assistente ligar uma luz ou pôr o robot a aspirar, esta tem de mandar o seu bitaite. O comando acaba por vir acompanhado de uma confirmação verbal de que a assistente realizou o pedido.

Google Assistant prepara substituição da confirmação dos comandos verbais por sons

Mas até que ponto essa comunicação verbal da assistente é mesmo necessária, se pode ser substituída por um pequeno som, por exemplo? Isso já acontece em alguns comandos, mas agora vai passar a acontecer em todos.

A equipa de desenvolvimento da Google Assistant lançou um comunicado a afirmar que ouviu as queixas dos utilizadores. Desde que o utilizador esteja no mesmo espaço do pedido, este ouvirá apenas um som a sinalizar que a ação foi realizada.

google assistant

“Com base nas contribuições inestimáveis da comunidade Google Nest e em feedback dos nossos próprios testes internos, vamos expandir o uso de ‘sons’ para reconhecer comandos domésticos inteligentes para controlar dispositivos na mesma sala”, pode ler-se no comunicado.

A equipa da Google Assistant quer assim agradar a quem pediu menos respostas verbais por parte da assistente virtual ao longo dos anos. Desta forma, se estiveres na sala de estar e pedires à assistente para desligar as luzes da sala de estar, deixarás de ouvir a frase de confirmação, e passarás só a ouvir uma pequena indicação sonora.

Infelizmente, por enquanto, esta funcionalidade não estará disponível se estiveres noutra divisão. Se estiveres no quarto e pedires à assistente para desligar as luzes da cozinha, vais continuar a ouvir a indicação verbal da ação. Mas é um princípio.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.