Google Assistant aprende a falar como o utilizador, mas só no Pixel 7

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Chama-se “reconhecimento de fala personalizado” e é um recurso que ensina o Google Assistant a falar como o seu utilizador.

Este útil e prático recurso está já disponível, mas apenas em dois smartphones Google: Pixel 7 e Pixel 7 Pro.

Google Assistant reconhece a forma de falar do utilizador

Pixel 7
Novo recurso de reconhecimento de fala personalizado apenas está disponível na série de smartphones Pixel 7 Crédito@Google

Recentemente, a Google lançou a sua série de smartphones Pixel 7 e agora surge a notícia de que os dois novos modelos contam com uma funcionalidade que pode ser muito útil a todos os utilizadores.

Trata-se do “reconhecimento de fala personalizado” que vai permitir que o Google Assistant aprende a forma de falar do seu utilizador. A nova funcionalidade vai salvar todas as interações de voz que o utilizador efetuar com o assistente digital para que em comandos de voz futuros, tudo seja compreendido e respondido, de forma adequada.

De acordo com a página de suporte, o Google Assistant vai aprender todas as palavras e frases importantes para o utilizador, nas quais se incluem siglas que sejam utilizadas com frequência.

A ideia é que posteriormente quando o utilizador fizer um pedido ao assistente digital, esse pedido seja compreendido na totalidade, mesmo que inclua palavras (sobretudo siglas) que, habitualmente, são impercetíveis para o Google Assistant.

De acordo com a gigante de pesquisa, assim que o novo recurso estiver ativado, o assistente começa de imediato a aprender as palavras e a melhorar o reconhecimento do contexto. Assim, ao longo do tempo o Google Assistant vai ficar “mais inteligente e personalizado” a cada um dos seus utilizadores.

Para a aprendizagem, todas as interações vão contar, sejam estas no formato de áudio, texto, ou mesmo correções efetuadas por comandos de voz.

Uma vez ativado, o “reconhecimento de fala personalizado” vai fazer uma aprendizagem contínua para ajustar-se à forma de falar do “seu” utilizador.

Há um pequeno senão: este recurso está apenas disponível nos novos smartphones Pixel 7 e Pixel 7 Pro. Para já, a empresa não avançou se pretende ampliar o recurso a outros equipamentos Google.

Como ativar o recurso Reconhecimento de fala personalizado

Mas esclareceu que este recurso pode também ser facilmente ativado, assim como desligado. Aliás, o processo é igual e pode ser feito através do Google Assistant. Basta pedir em voz alta para aceder ao menu Configurações, seguido de Aplicações e Notificações, onde se seleciona a opção Assistente.

Depois é escolher Ver todas as configurações do assistente, seguido de Eu e Reconhecimento de fala. Por último, basta apenas ativar ou desativar a opção Reconhecimento de fala personalizado.

A Google salienta ainda que desativar este novo recurso não terá qualquer influência sobre a forma como os dados são recolhidos, guardados ou usados em outras configurações.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt