Google arrisca-se a pagar multa pesada! Não respeitou a privacidade dos utilizadores

António Guimarães
1 comentário

A Google está a enfrentar um processo em tribunal por parte do governo da Califórnia. O processo envolve acusações à Google de continuar a monitorizar as atividades dos utilizadores mesmo no Modo Anónimo, do Google Chrome.

O processo exige um pagamento de 5 mil dólares por utilizador afetado, totalizando 5 mil milhões de dólares em prejuízos que a Google poderá ter de pagar, caso perca o processo.

Em mais detalhe, o processo afirma que a Google recolhe dados mesmos quando os utilizadores não autorizam, clicando nas opções de receber anúncios personalizados. O tribunal californiano afirma que isto permite à Google saber tudo sobre os seus utilizadores, até às pesquisas mais íntimas.

fdgg

Google está a defender-se com unhas e dentes

Em entrevista à Reuters, um porta-voz da Google respondeu às acusações, citando os termos e condições do Modo Anónimo.

"O Modo Anónimo no Chrome dá a escolha aos utilizadores de navegar a internet sem armazenar a atividade ou histórico no browser, ou dispositivo. Tal como avisamos sempre que é aberto um separador anónimo, os sites continuam a poder recolher informação sobre a atividade de navegação."

gfhh

Parece uma defesa legítima até olharmos para a página de suporte do Google Chrome, que afirma o contrário. "O Chrome não diz aos sites, incluindo os da Google, quando o utilizador está em modo anónimo." Esta é informação que pode ser considerada contraditória, claramente.

Inclusive, em abril, a Google adicionou uma funcionalidade de segurança ao Google Chrome. O Modo Anónimo passou a incluir um bloqueio de deteção, impedindo os sites que o utilizador visita de saberem em que modo está a ser feita a navegação.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.