Google apresenta Bard, a sua resposta ao sucesso do ChatGPT

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Como já referido várias vezes, era uma questão de tempo até a Google apresentar o seu serviço alternativo ao ChatGPT. Esse esperado anúncio aconteceu hoje com a revelação do Bard, uma nova ferramenta de Inteligência Artificial com o selo da Google.

O Bard é, por enquanto, uma ferramenta em fase de testes e será testada, a partir de hoje, por um grupo selecionado de utilizadores. Todavia, a Google garante que nas próximas semanas colocará o seu chatbot ao dispor do público.

AI can help people, businesses and communities unlock their potential. Here’s the latest on how we’re building on our advancements in large language models, including an experimental conversational AI service and new AI-powered features in Search ↓ https://t.co/SnVrLguJen

— Google (@Google) 6 de fevereiro de 2023

Bard é o mais recente serviço de Inteligência Artificial desenvolvido pela Google

O anúncio do Bard foi feito por Sundar Pichai, CEO da Google, através do blog oficial da empresa. Aí, o executivo fez uma introdução àquilo que o próprio considera ser um importante passo na sua jornada na Inteligência Artificial.

Similar ao que o ChatGPT oferece, o Bard será um serviço de resposta a questões dos utilizadores. Uma ferramenta cujo principal objetivo é facilitar a vida dos internautas na sua procura por informação credível e assertiva.

Tal como já referido, Sundar Pichai considera o Bard um "serviço experimental de IA conversacional". A sua função é responder "às perguntas dos utilizadores e participar em conversas".

Google

Se estás familiarizado com as potencialidades do ChatGPT, o Bard não será novidade para ti. Com efeito, serão dois serviços que concorrerão diretamente entre si e isso só fará com que ambos se tornem cada vez melhores e mais impressionantes.

Sundar Pichai diz que o Bard será capaz de explicar as novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb a uma criança de nove anos. Ou responder a tarefas mais simples como quem são os melhores avançados atualmente no mundo do futebol.

Bard colherá informação na Internet

Tal como a Google aponta, o Bard promete dar o mote para a criatividade e despertar a curiosidade dos internautas. Para tal, combinará conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade dos grandes modelos de linguagem da Google.

A fonte de informação do Bard será o poço sem fundo que é atualmente a Internet. Além de conferir-lhe uma imensidade de informações, garante que a mesma estará atualizada.

Bard

Este pode ser um dos seus trunfos face ao ChatGPT, já que o chatbot da OpenAI mostra alguma dificuldade em responder a questões sobre eventos recentes. Deste modo, o Bard fornecerá respostas recentes e de alta qualidade.

LaMDA é a base para o desenvolvimento do Bard

Para a conceção do Bard, a Google apoiou-se no seu modelo de linguagem para aplicações de diálogo (LaMDA). Este foi apresentado há sensivelmente dois anos como um recurso de linguagem e conversação de última geração.

Numa primeira fase, o Bard será baseado num modelo simples do LaMDA que requer um menor poder computacional. Deste modo, estará acessível a um maior número de utilizadores e poderá receber mais comentários.

Combinando os testes internos da Google com os comentários dos utilizadores, a empresa espera corresponder aos elevados padrões de qualidade e fiabilidade. Um esforço desenvolvido com o intuito único de fornecer a melhor e mais segura informação atualmente disponível.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.