Google anuncia Assistant with Bard para Android e iOS

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

No dia em que a Google desvendou os smartphones Pixel 8 e Pixel 8 Pro, deu a conhecer ainda uma nova plataforma de assistência aos utilizadores com a Assistant with Bard. A nova iteração da sua assistente pessoal ficará ainda mais capaz e será disponibilizada para dispositivos Android e iOS.

Tal como o nome indica, a próxima versão da Assistente Google contará com o potencial da sua IA generativa, o Bard. O objetivo é entregar aos utilizadores uma experiência altamente personalizada e mais eficiente.

IA generativa Bard será nativamente integrada na Assistente Google

Este anúncio é o espelho dos esforços que a tecnológica norte-americana tem feito no domínio da Inteligência Artificial. A Google almeja manter-se uma referência neste segmento, por isso, dará ainda mais funcionalidades e compreensão à sua assistente pessoal líder de mercado.

Assistant with Bard

Sissie Hsiao, vice-presidente e diretora-geral da Assistente Google e Bard, sublinhou a importância deste anúncio. "Assistant with Bard combina a funcionalidade natural e de conversação da Assistente com o imenso poder da IA generativa, permitindo que te mantenhas informado sobre o que é mais importante para ti, diretamente do teu dispositivo móvel."

Graças à Assistant with Bard, os utilizadores terão ao seu dispor novas formas de interação com esta IA. Com efeito, poderás enviar comandos para a assistente virtual por texto, voz e até imagens, tudo para que a experiência de interação seja mais natural.

Esta renovada assistente virtual conseguirá compreender o contexto das tuas imagens e adaptar as suas respostas de acordo. Ou seja, trará os atributos da IA generativa que impressionaram o mundo no início deste ano diretamente para o teu smartphone.

Para os utilizadores Android, este anúncio é ainda mais importante. Isto porque a Google está a trabalhar em mecanismos para embutir esta solução nos seus smartphones, potenciando uma interação mais contextual e consciente.

Assistant with Bard

Imagina que tens uma fotografia de um momento único da tua vida que pretendes partilhar nas redes sociais. Graças à Assistant with Bard, a IA irá editar da melhor forma essa imagem, ficando ainda com a responsabilidade de criar a publicação nas redes sociais.

A expansão desta solução de IA não se ficará por aqui, com outros serviços Google a beneficiarem em breve das suas potencialidades. Em causa, um alargamento para o Gmail e Docs para assistir e simplificar as tarefas diárias de todos os seus utilizadores.

A Google sublinha que a Assistant with Bard está em fase experimental, mas há planos para a trazer, em breve, a mais utilizadores. Tudo para que a tecnológica consiga recolher mais feedback que a ajude a melhorar a sua solução de Inteligência Artificial.

Relativamente à sua disponibilização geral, a Google afirma que tal acontecerá nos próximos meses. Quando isso acontecer, ficará disponível tanto em dispositivos Android como dispositivos iOS.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.