7 novidades Google exclusivas para os Pixel com Android 14

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Google revelou oficialmente a nova geração de smartphones topo de gama, imbuídos já do Android 14, a mais recente versão do seu sistema operativo, com alguns truques exclusivos. Entre estes, destacamos agora aquilo que só encontrarão nos Pixel 8.

Segundo a fabricante, com o Pixel Feature Drop e o Pixel Tablet e Pixel Fold juntaram-se à animação com novos recursos a chegar aos seus produtos em exclusivo. Além disso, mostram-se agora repletos de ferramentas e atualizações úteis para os seus dispositivos.

Assim sendo, estas funcionalidades irão começar, hoje, a ser implementadas nos dispositivos e irão continuar nas próximas semanas.

1. Experiência de câmara fotográfica Google Pixel

Google Pixel 8

Em primeiro lugar, tal como destaca a marca, é ainda mais fácil descobrir e usar as funcionalidades realmente cativantes da câmara do smartphone Pixel. Para tal, temos uma nova interface de câmara, agora disponível em dispositivos com Android 14.

O utilizador pode assim alternar entre os seus modos preferidos de foto e vídeo - como a Visão noturna e Câmara lenta. Na prática, para os encontrar e aceder aos modos rapidamente, ou até mesmo descobrir novos modos que possam ter escapado.

2. Mais personalização com o Android 14 nos Pixel

Google Pixel 8 Android 14

Em segundo lugar, o Android 14 no Pixel, pode personalizar o ecrã de bloqueio com novas coleções personalizadas de relógio e papel de parede. O foco está, mais que nunca, na personalização do nosso dispositivo móvel e para tal temos novos recursos.

Assim sendo, poderemos também alterar as ações rápidas no ecrã de bloqueio, a exibição de notificações e as informações do Smartspace, facilitando o processo de pesquisa e utilização para encontrar o que deseja com rapidez

3. Apps e serviços otimizados para os dobráveis Pixel Fold

Google Pixel Fold

O advento dos smartphones dobráveis traz também adaptações necessárias, algo que não passou despercebido à Google. Com efeito, o modo intérprete no ecrã duplo no Pixel Fold torna ainda mais fácil conversar cara a cara em diferentes idiomas.

Em particular, o Pixel Fold usa simultaneamente o ecrã interior e exterior para traduzir conversas em direto. Na prática, ajudando o utilizador a ter conversas mais naturais entre idiomas, sem precisar de se concentrar num único ecrã.

4. Edição e visualização de imagens RAW mais rápida nos Pixel

Google Pixel 8

O formato RAW é o mais desejável para quem quiser editar posteriormente as imagens captadas ao guardar toda a informação captada pelo sensor, sem alterações. Porém, gera arquivos muito grandes, por norma de mais demorada abertura e visualização.

No entanto, agora ficou mais fácil do que nunca editar imagens RAW tiradas no Pixel 6 e em telefones mais recentes e no Pixel Tablet. O utilizador pode optar por abrir automaticamente imagens RAW no seu editor RAW preferido diretamente a partir do editor de fotos destes dispositivos móveis.

5. Carregamento com mais segurança nos Pixel

Google Pixel

Segundo a própria Google, o Pixel 6 e os telefones mais recentes e o Pixel Tablet agora irão notificá-lo se o carregador do telefone ou o cabo USB estiverem a carregar o dispositivo lentamente, ou não estiverem a carregar. Ou seja, mais um reforço de segurança.

6. Mais autonomia de bateria com a próxima atualização

Note-se que esta não é a única maneira de melhorar a experiência da bateria do Pixel. O novo design da Poupança de Bateria torna muito mais fácil prolongar a vida útil da bateria, sempre que precisar.

O utilizador poderá ver exatamente o que está a ser restringido no seu Pixel para prolongar a vida útil da bateria e selecionar aplicações essenciais que podem continuar em execução quando você ativa a Poupança de Bateria Extrema.

Além disso, também poderá ativar a Poupança de Bateria ou a Poupança de Bateria Extrema com notificações automáticas aos 10% e 20%.

7. Trunfos exclusivos para o Pixel Tablet

Google Pixel Tablet

Temos agora a promessa de uma melhor navegação para crianças!

Para tal, o Google Kids Space, um modo para crianças no Pixel Tablet repleto de conteúdo de qualidade. Aqui temos uma nova barra de navegação simplificada que torna mais simples às crianças explorarem, alternarem entre aplicações e retornarem ao ecrã inicial.

Por fim, temos ainda mais novidades a chegar à maioria dos dispositivos com o novo Android 14, também anunciado oficialmente.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.