Google, Amazon e Apple juntam-se para tornar a tua casa mais inteligente

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Se és daqueles que procura tornar a sua casa inteligente, esta notícia será uma bênção para ti. A Google, Amazon e Apple irão unir forças para criar um novo protocolo de código aberto para dispositivos inteligentes para a casa.

A ideia deste projeto é que qualquer dispositivo inteligente para a casa funcione nas três plataformas. Ou seja, não terás mais de te preocupar se as tuas lâmpadas funcionam com a Google Assistant ou Alexa. Tudo irá funcionar, de igual forma, em ambas as plataformas.

"Os clientes podem ter certeza de que o seu dispositivo de escolha funcionará na sua casa e que poderão configurá-lo e controlá-lo com o seu sistema preferido." A Google adianta ainda que será possível "...escolher entre a Google Assistant, Amazon Alexa, Apple Siri ou outras plataformas."

Todos os produtos envolvidos neste novo protocolo funcionarão em IP (internet protocol). Isto não significa que todos terão de estar ligados à internet, mas sim que poderão comunicar entre eles de forma mais simples e segura.

Empresas como a IKEA e Philips Hue juntam-se a este grupo de trabalho

Não basta unir as várias assistentes pessoais do mercado num único protocolo. É igualmente importante que existam acessórios que possam tirar partido deste esforço conjunto.

Nesse sentido, a Ikea, Samsung SmartThings e Signify (responsável pela Philips Hue) também irão juntar-se a este projeto. Quando tudo estiver concluído, qualquer produto destas marcas funcionará perfeitamente com qualquer uma das assistentes já referidas.

É possível que outras empresas venham a juntar-se ao projeto em breve. Com todas as assistentes virtuais a basearem-se no mesmo standard, será mais simples o desenvolvimento de novos produtos compatíveis.

Quando começarão os utilizadores a tirar partido desta parceria?

Uma data para a conclusão deste projeto não foi anunciada. Apenas foi referido que o primeiro esboço será publicado em finais de 2020.

Numa primeira fase, a Google, Amazon e Apple irão focar-se em produtos como termostatos, ar condicionado, fechaduras ou tomadas inteligentes. Outras categorias certamente serão adicionadas no futuro.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google demonstra novo 'Modo Ambiente' pró-activo para a Assistente Google (vídeo)
  • Alexa arruinou Natal de criança de 10 anos porque falou demais...
  • 12 comandos úteis do Assistente Google em português de Portugal!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.