Google, Amazon e Apple juntam-se para tornar a tua casa mais inteligente

Carlos Oliveira
1 comentário

Se és daqueles que procura tornar a sua casa inteligente, esta notícia será uma bênção para ti. A Google, Amazon e Apple irão unir forças para criar um novo protocolo de código aberto para dispositivos inteligentes para a casa.

A ideia deste projeto é que qualquer dispositivo inteligente para a casa funcione nas três plataformas. Ou seja, não terás mais de te preocupar se as tuas lâmpadas funcionam com a Google Assistant ou Alexa. Tudo irá funcionar, de igual forma, em ambas as plataformas.

"Os clientes podem ter certeza de que o seu dispositivo de escolha funcionará na sua casa e que poderão configurá-lo e controlá-lo com o seu sistema preferido." A Google adianta ainda que será possível "...escolher entre a Google Assistant, Amazon Alexa, Apple Siri ou outras plataformas."

Smart Home

Todos os produtos envolvidos neste novo protocolo funcionarão em IP (internet protocol). Isto não significa que todos terão de estar ligados à internet, mas sim que poderão comunicar entre eles de forma mais simples e segura.

Empresas como a IKEA e Philips Hue juntam-se a este grupo de trabalho

Não basta unir as várias assistentes pessoais do mercado num único protocolo. É igualmente importante que existam acessórios que possam tirar partido deste esforço conjunto.

Nesse sentido, a Ikea, Samsung SmartThings e Signify (responsável pela Philips Hue) também irão juntar-se a este projeto. Quando tudo estiver concluído, qualquer produto destas marcas funcionará perfeitamente com qualquer uma das assistentes já referidas.

É possível que outras empresas venham a juntar-se ao projeto em breve. Com todas as assistentes virtuais a basearem-se no mesmo standard, será mais simples o desenvolvimento de novos produtos compatíveis.

Quando começarão os utilizadores a tirar partido desta parceria?

Uma data para a conclusão deste projeto não foi anunciada. Apenas foi referido que o primeiro esboço será publicado em finais de 2020.

Numa primeira fase, a Google, Amazon e Apple irão focar-se em produtos como termostatos, ar condicionado, fechaduras ou tomadas inteligentes. Outras categorias certamente serão adicionadas no futuro.

Editores 4gnews recomendam:

1 comentário
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.