Google adia lançamento do seu ambicioso chatbot Gemini baseado em IA

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Google acaba de adiar o lançamento do seu poderoso chatbot baseado em Inteligência Artificial, Gemini. A informação chega através do site Sammobile, numa altura em que o lançamento do tão aguardado chat de conversão estava iminente. Existem alguns desafios que originaram este atraso, para que este chabot IA saia para concorrer com o ChatGPT.

Dificuldades relacionadas com alguns idiomas na origem do adiamento

imagem de apresentação do Google Gemini
O chatbot IA da Google precisa de ser melhorado antes de ser lançado Crédito@Google

Segundo o site Sammobile, o adiamento do muito aguardado chat IA de conversação fica a dever-se a dificuldades com alguns idiomas. Diz esta fonte que Sundar Pichai, CEO da Google, optou pelo adiamento quando percebeu que o Gemini fornecia resultados que ficavam aquém das expetativas em algumas línguas.

O suporte global a idiomas é uma funcionalidade crucial para colocar o Gemini como concorrente direto e alternativa fiável ao conhecido ChatGPT da OpenAI.

De acordo com as informações divulgadas, antes de ser lançado, o Gemini tem de mostrar à Google ser eficiente a lidar com as consultas que chegam num idioma diferente do inglês. Só quando passar neste “teste" é que o chat IA da Google será lançado.

Gemini com poder computacional superior ao dos concorrentes

Apesar do adiamento e das dificuldades encontradas, a Google está confiante no potencial do seu chat IA Gemini. E tem razões para isso, de acordo com os rumores, o novo chat IA da Google conta com um modelo de linguagem que usa um maior poder computacional que os seus concorrentes.

A confirmar-se a informação, o Gemini pode vir a fornecer um desempenho superior aos rivais. O chat IA da Google é também uma plataforma multimodal. Por outras palavras, vai ser capaz de cumprir tarefas que vão além da compreensão e de gerar textos.

Segundo altos responsáveis da gigante de pesquisas, o novo chat vai ser capaz de criar imagens e também programar sites a partir de prompts fornecidas pelos utilizadores.

Sissie Hsiao, vice-presidente da Google, deu já um exemplo destas capacidades publicamente. “Se estou a fazer um bolo, o chat IA pode criar três desenhos com as etapas da receita. Estas são fotos novas e não apenas retiradas do mundo Web”.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt