Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Google acompanha cada passo teu com estas duas aplicações que usas diariamente

Há duas aplicações que possivelmente usas praticamente todos os dias e que estão a dar informações sobre cada passo teu à Google.

google
Shutterstock

Nos últimos anos a proteção e a privacidade dos dados no mundo digital tem sido um assunto cada vez mais importante e escrutinado. Porém, nos últimos tempos tem sido um assunto cada vez mais premente muito por culpa do impacto cada vez maior da Inteligência Artificial no dia a dia.

Assim sendo, desde que rebentou o escândalo do Facebook–Cambridge Analytica, em 2019, bem como as denúncias da ProPublica, é claro que várias plataformas recolhem e utilizam informação dos utilizadores de formas pouco transparentes. E a verdade é que há aplicações que usas todos os dias, como o Google Maps e o Google Fotos que recolhem informações... e sempre com a tua autorização.

Como impedir que a Google tenha acesso à tua localização?

A verdade é que a aplicação de navegação da gigante tecnológica conhece todos os sítios por onde passaste: países, cidades, restaurantes, lojas e até atrações turísticas. Tal acontece sempre que tens a localização ativa.

É aquilo que se diz um "pau de dois bicos". Isto porque obviamente o Maps é super útil seja para planear viagens ou para simplesmente encontrares locais, transportes, entre outras coisas.

Por outro lado, significa que a Google regista todos os teus movimentos. Se não queres que isso aconteça, podes desativar o histórico de localização nas definições e impedir que os teus trajetos fiquem registados.

Já o Google Fotos vai além de guardar imagens. A aplicação consegue identificar o local onde tiraste as fotografias e, mesmo com o GPS desligado, pode usar os metadados das imagens para chegar a essa informação. Se preferes manter esses dados privados, tens de ir às definições da app e ativar a opção para ocultar a localização das fotos antes de as partilhares.

A publicidade personalizada

E depois há a questão da publicidade personalizada. Quantas vezes pesquisaste um produto e, nos dias seguintes, foste inundado com anúncios precisamente sobre o que tinhas pesquisado. Não é coincidência e o culpado és tu, mesmo que não tenhas noção disso.

Isso porque és tu que dás essas informações à Google, que depois usa algoritmos avançados para te mostrar anúncios feitos à tua medida. Se isto te incomoda, podes desligar a personalização de anúncios nas definições de privacidade. Vais continuar a ver publicidade, mas de forma mais genérica e menos direcionada.

No fundo, há algumas definições que podes ativar para diminuir a tua 'pegada digital' e reduzir aquilo que a Google sabe sobre ti.

Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Tomás Cascão
Tomás Cascão
Mestre em Media e Jornalismo pelo ISCTE. Apaixonado por tecnologia, gadgets e tudo o que envolve algumas das maiores aplicações do mundo, como o WhatsApp ou o Google Maps. É também um ávido consumidor de Streaming, sendo que a Netflix tem um lugar especial no coração.
Anúncio de Fundo