Assim sendo, desde que rebentou o escândalo do Facebook–Cambridge Analytica, em 2019, bem como as denúncias da ProPublica, é claro que várias plataformas recolhem e utilizam informação dos utilizadores de formas pouco transparentes. E a verdade é que há aplicações que usas todos os dias, como o Google Maps e o Google Fotos que recolhem informações... e sempre com a tua autorização.
Como impedir que a Google tenha acesso à tua localização?
A verdade é que a aplicação de navegação da gigante tecnológica conhece todos os sítios por onde passaste: países, cidades, restaurantes, lojas e até atrações turísticas. Tal acontece sempre que tens a localização ativa.
É aquilo que se diz um "pau de dois bicos". Isto porque obviamente o Maps é super útil seja para planear viagens ou para simplesmente encontrares locais, transportes, entre outras coisas.
Por outro lado, significa que a Google regista todos os teus movimentos. Se não queres que isso aconteça, podes desativar o histórico de localização nas definições e impedir que os teus trajetos fiquem registados.
Já o Google Fotos vai além de guardar imagens. A aplicação consegue identificar o local onde tiraste as fotografias e, mesmo com o GPS desligado, pode usar os metadados das imagens para chegar a essa informação. Se preferes manter esses dados privados, tens de ir às definições da app e ativar a opção para ocultar a localização das fotos antes de as partilhares.
A publicidade personalizada
E depois há a questão da publicidade personalizada. Quantas vezes pesquisaste um produto e, nos dias seguintes, foste inundado com anúncios precisamente sobre o que tinhas pesquisado. Não é coincidência e o culpado és tu, mesmo que não tenhas noção disso.
Isso porque és tu que dás essas informações à Google, que depois usa algoritmos avançados para te mostrar anúncios feitos à tua medida. Se isto te incomoda, podes desligar a personalização de anúncios nas definições de privacidade. Vais continuar a ver publicidade, mas de forma mais genérica e menos direcionada.
No fundo, há algumas definições que podes ativar para diminuir a tua 'pegada digital' e reduzir aquilo que a Google sabe sobre ti.