Go Keyboard: Aplicação está a espiar milhões de utilizadores Android

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O Go Keyboard é uma aplicação na Google Play Store de todos os smartphones Android que dá a possibilidade aos utilizadores de modificarem os seus teclados nos equipamentos.

Embora o Go Keyboard não tenha tanta fama quanto o SwiftKey, a aplicação Android continua a ter milhões de instalações e é utilizada quase sempre pelos utilizadores que instalaram a app.

Vê ainda: GOMO Dev Team introduziu código no "Go Keyboard" que são contra as políticas dos desenvolvedores da Google Play Store deixando os utilizadores vulneráveis às informações introduzidas no teclado.

Aplicação Go Keyboard apanhada a espiar utilizadores Android

De acordo com as informações dos peritos de Adguard, a empresa está a memorizar as informações dos smartphones que estão a atualizar a aplicação, tamanho do ecrã, informação de construção e operadora móvel. Mesmo com estas informações todas, a aplicação conta ainda com código que poderá executar comandos remotamente.

Esta falha de segurança preocupa de forma séria os peritos de segurança. Se pensarmos bem, o teclado é das aplicações mais importantes no teu equipamento. Afinal de contas é lá que introduzes o teu email e todas as passwords.

Peritos referem que nada indica que a GOMO Dev Team está a utilizar os dados contra os utilizadores, contudo, referem que o facto da empresa armazenar os dados em servidores exteriores é preocupante o suficiente.

Assim sendo, se tens uma destas aplicações descritas acima, nada melhor do que desinstalares as apps até que a GOMO Dev Team se pronuncie sobre a situação.

Outros assuntos relevantes:

nRansomware – Envie “Nudes” para desbloquear o PC, se faz favor!

Apple iOS 11 – Como forçar o reiniciar no iPhone 8 e iPhone 8 Plus

Suposto design do Nokia 9 foi revelado na íntegra em nova imagem

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.