Gboard: teclado Google tem mudança de design que vais adorar

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O teclado Google, ou Google Gboard é uma das melhores apps de teclado que podem instalar sem pagar para Android. Agora, também esta aplicação recebe uma transformação de design, preparando-a para o Android 12 e a filosofia de design Material You.

Ainda que não seja uma transformação radical, nem altere dramaticamente o aspeto ou função do teclado Gboard - continua a ter um layout QWERTY - há efetivamente alterações. O utilizador notará, por exemplo, margens arredondadas em vários elementos.

Design Material You chega ao teclado Google Gboard

Teclado Google Gboard
Antes (à esquerda) e Depois (à direita).

As mudanças serão evidentes ao usar o teclado flutuante, o modo que aparece automaticamente, por exemplo, ao colocar o telemóvel no modo panorama. De outro modo, também pode ativar esse modo tocando e mantendo a pressão no teclado.

Há, aliás, várias formas de ativar o modo flutuante no qual será mais evidente as alterações cosméticas introduzidas pela aplicação do design Material You que pauta todo o Android 12. A sua chegada a uma das aplicações mais populares da Google era esperada, começando agora a ser distribuída com a versão de testes do Gboard.

Importa também dar conta da uniformização do aspeto e design do teclado assim que este é redimensionado. Isto é, sempre que o utilizador ajusta o seu tamanho ao ecrã, todas as teclas e demais elementos serão ajustados de forma automática e eficaz.

Em sincronia com os temas do dispositivo graças aos Temas Dinâmicos

Teclado Google Gboard
Novo aspeto do teclado flutuante Google Gboard

As alterações foram detetadas pela equipa de investigadores no portal XDA Developers ao fazerem um escrutínio à nova APK em fase de testes beta. Aí foram descobertas as principais diferenças, não só nos cantos da janela / teclado flutuante.

Note-se também que além das margens, também o tema do teclado, caso o utilizador tenha definido um, passará a combinar melhor com o tema aplicado no smartphone. Este é outro dos trunfos que a Google introduziu com o Android 12 de modo a garantir uma experiência de uso mais homogénea.

De igual modo, também a função de tradução, incorporada no Gboard, tem um novo look baseado no Material You. Mais ainda, também esta secção verá os seus temas a variarem consoante o esquema de cor dominante no dispositivo graças aos temas dinâmicos introduzidos pela Google.

Estas alterações devem chegar aos utilizadores da versão estável desta app através de uma futura atualização via Google Play Store, sem data definida até ao momento.

Por fim, podem instalar o Gboard gratuitamente nos dispositivos Android, a app está disponível através da Play Store.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.