Ainda tens dúvidas sobre a popularidade da app TikTok? Vê este estudo!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A pandemia da COVID 19 e consequente clausura forçada levou ao aumento da instalação de apps à medida que as pessoas procuravam novas formas de passar o tempo. Como tal, os jogos e apps de entretenimento foram as mais preferidas em todo o mundo, mas o título de app mais popular vai apenas para a TikTok na categoria de redes sociais e para o PUBG Mobile nos jogos.

Atualmente, com a generalização da vacinação, bem como o gradual levantamento das restrições sociais, os utilizadores voltam a sair de casa. Desse modo, o número de instalações de apps diminuiu 1,2% e 2,1% nas instalações das apps supracitadas. Não obstante, o valor das receitas obtidas por cada uma destas gigantes continuou a aumentar no terceiro trimestre de 2021.

O domínio do TikTok é absoluto sobre as demais redes sociais

Os dados são agora fornecidos pela agência Sensor Tower, entidade que apura o número de instalações das várias apps, tanto em Android - via Google Play Store, como em iOS - via App Store da Apple. De igual modo, apura também o volume de receitas obtidas pelas aplicações mais relevantes da atualidade.

Na totalidade, os utilizadores de Android e iOS gastaram 33,6 mil milhões de dólares, cerca de 28,9 mil milhões de euros entre os meses de julho até ao final de setembro de 2021. Este foi o total de capital movimentado na Google Play Store e App Store no trimestre em questão.

Este valor foi gasto na compra de aplicações, subscrição de serviços, compras nas respetivas aplicações, bem como outras modalidades onerosas fornecidas pelas lojas do Android e iOS. Segundo a mesma fonte, foi um aumento de 15,1% face ao trimestre homólogo - o terceiro trimestre do ano passado.

A App Store da Apple continua a ser a mais lucrativa

O diferencial é notório. A loja de apps para iPhone registou um aumento do capital transacionado de 13,2% comparativamente com o último ano. No entanto, a plataforma da Google, a Play Store, também cresceu bastante, na ordem dos 18,6%.

De acordo com os dados da Sensor Tower, a TikTok revelou-se a app mais lucrativa no trimestre em questão. Este domínio foi registado em ambas as plataformas - Google Play Store para Android e App Store para iOS. É, com efeito, a primeira app não pertencente ao grupo Facebook a totalizar mais de 3 mil milhões de instalações.

O TikTok, apesar de ser a app mais lucrativa da atualidade, não liderou a Google Play Store. Esse título pertence à app e plataforma Google One, com a Piccoma em segundo lugar. Note-se que esta última - Piccoma - figura em segundo lugar no ranking global.

Também no Top 5 das apps mais lucrativas temos o YouTube, bem como a app Disney+, com o Tinder a ser mais prevalente nos utilizadores de iPhone (iOS). De qualquer modo, o domínio da nova rede social é assim inquestionável.

Também gastamos mais dinheiros em jogos para Android e iOS

O mercado dos jogos mobile também continua a crescer. Com efeito, vemos aqui um aumento de 7.7% no dinheiro gasto pelos utilizadores neste tipo de aplicações. Durante o trimestre em questão foram movimentados 22,4 mil milhões de dólares.

Por outro lado, a maioria do capital foi gasto na Google Play Store - 13,1 mil milhões de dólares. Já na App Store seriam movimentados 9,3 mil milhões de dólares em jogos durante o mesmo período.

O PUBG Mobile continua a ser o jogo mais rentável no 3.º trimestre de 2021

O jogo mais rentável em Android é o Genshin Impact, com o PUBG Mobile a ser o mais rentável globalmente. No espectro iOS domina o Honor of Kings, com o PUBG Mobile em segundo lugar. A Tencent tem assim dois dos jogos mais rentáveis globalmente.

Por fim, vemos ainda alguns jogos clássicos como o Candy Crush Saga, bem como o Pokemon Go a figurar nas tabelas da Sensor Tower, um testemunho à sua popularidade.

Editores 4gnews recomendam:

  • MEO finta Vodafone e NOS com oferta do Tinder Plus no MOCHE
  • 19 jogos e apps bons demais para serem grátis na Google Play Store
  • Razer tem a nova webcam dos teus sonhos! Conhece a nova Razer Kiyo X
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.