VNAND_678x452

A Samsung anunciou hoje aquilo que alega ser o primeiro chip de memória com base no novo modelo eMMC 5.1 standard. Um novo modelo que foi recentemente aprovado pela JEDEC, a entidade responsável pelo registo do desenvolvimento da indústria de semicondutores.

À medida que os smartphone se tornaram mais complexos e diminuíram de espessura, os módulos de memória também tiveram que aumentar o seu desempenho e diminuir o seu tamanho físico. Alguns de vocês devem estar familiarizados com o termo NAND, certo?

   

Bom, para gravar e para reproduzir conteúdos com alta-resolução é necessário que os módulos de memória tenham velocidades superiores de escrita e leitura e estes têm acompanhado, obrigatoriamente, o desenvolvimento dos smartphones. Quando a Samsung apresentou o seu módulo eMMC 5.0 em 2014, os módulos de 64 GB atingiam no máximo, velocidades de escrita de 250 mb/s e 90mb/s de leitura.

Estes novos módulos e padrão eMMC 5.1 aumenta estas velocidades para 125 mb/s de escrita, aumentando também marginalmente a velocidade de leitura. E o que é que todos estes termos técnicos e números significa? Bem, um aumento da performance, uma maior rapidez e fluidez do sistema já que a memória será mais expedita.

Por último, a Samsung revelou que já está pronta para distribuir este novos módulos pelas principais construturas, portanto não seria surpresa nenhuma se o Samsung Galaxy S6 viesse equipado com uma memória mais rápida, aliás, os benchmarks parecem confirmar isso mesmo.

Talvez queiras ver:

Diz o que tens em mente nos comentários abaixo. E que tal ajudares um projeto Português? Sabe mais

Queres ser nosso amigo? Segue-nos nos meios de comunicação.

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).