Fotografa a Superlua azul de hoje com o teu smartphone. Sabe aqui como

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Hoje, ocorre a Superlua azul, um fenómeno que se caracteriza pela sua beleza e que merece ser captado para a posterioridade.

Não precisas de um sensor telefoto profissional para captar este momento especial, mas para usares o smartphone vai precisar de recorrer a alguns truques e nós vamos contar-te tudo.

Bateria a 100%

imagem da lua no horizonte
Esta fotografia inclui contexto (folhas da árvore) para destacar a Lua em toda a sua plenitude Crédito@GanapathyKumar/Unsplash

Quando usas a câmara do smartphone vai usar também a parte eletrónica do terminal que mais drena a bateria. Se fizeres uma sessão fotográfica da Superlua azul durante 30 minutos, a meio do processe podes ficar com a bateria em níveis considerados críticos. Por isso, nada melhor que carregares o terminal na totalidade antes de começares a operação “Superlua azul”.

O melhor local para fotografar

Em primeiro lugar, os especialistas recomendam uma boa visão do horizonte no sentido leste-sudeste. Tudo porque quando a luz surgir no céu, tal como o nascer ou pôr do sol, vai ter uma tonalidade laranja e esta é a melhor altura para a captar.

Passados dez a 15 minutos, adota um tom amarelo que depois passa a cinza. Com estes tons já será difícil obter uma boa imagem com o smartphone. Portanto, antes do pôr do sol encontra uma área ampla com uma boa linha de visão como um parque, uma varanda ou um terraço.

Composição da imagem

Já sabemos que a Superlua será a estrela da noite e da tua fotografia. Mas um céu escuro com a Lua lá longe, não fornece um resultado tão espetacular como seria de esperar.

Pensa na composição da imagem e dá algum contexto a esta Superlua. Fotografa o fenómeno enquadrado entre edifícios, ou a espreitar de uma montanha, na companhia de uma árvore, as possibilidades são muitas. Mas pensa num contexto que dê equilíbrio à imagem e desperte o interesse.

Bloquear o foco

Usa o bloqueio de foco automático. Já sabes que a Superlua tem de estar em destaque, por isso recorre a esta funcionalidade para a Lua para que depois possas concentrar-te na restante composição da imagem.

O atraso do obturador pode ser crucial

Usa o temporizador para teres um atraso de dois segundos no obturador. Este truque simples vai evitar que o smartphone se mova fisicamente enquanto captas o momento.

Também podes utilizador um tripé, se o tiveres, para uma maior estabilidade. Em último caso, tenta pousar o terminal (ou os teus cotovelos) numa superfície plana.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt